Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C

Invasão de andorinhas com projeto comunitário “Ode à Primavera”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Vamos ver as andorinhas?”. Este convite que se ouvia na manhã do sábado, no centro das Caldas da Rainha, simbolizou perfeitamente o sucesso da iniciativa “Ode à Primavera” cuja inauguração decorreu nesse dia.

“Vamos ver as andorinhas?”. Este convite que se ouvia na manhã do sábado, no centro das Caldas da Rainha, simbolizou perfeitamente o sucesso da iniciativa “Ode à Primavera” cuja inauguração decorreu nesse dia.

Após vários dias da instalação das mil andorinhas no “céu” da Rua Miguel Bombarda até à Praça da Fruta, o momento oficial da iniciativa contou com a atuação do grupo de dança da associação Dançarém, de Santarém. Foi apresentada uma música composta especialmente para o evento.

Há alguns meses, o grupo constituído por Zélia Évora, Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia e Ana Hermenegildo lançou o desafio à comunidade para que apresentasse as suas propostas de andorinhas.

A equipa que dinamizou este projeto comunitário recebeu cerca de mil andorinhas de nove distritos, e ainda de França e Áustria.

A adesão ao projeto foi surpreendente porque estavam “longe de imaginar a abrangência que foi atingida, o carinho com que esta iniciativa foi recebida pela nossa comunidade, e por pessoas que, não pertencendo a Caldas da Rainha, se dedicaram para que esta ideia se tornasse algo real”.

Zélia Évora lembrou que quando surgiu a ideia quiseram levar para as ruas das Caldas “algo que tivesse a ver com a vivência da cidade”. Lembraram-se por isso das andorinhas “que pertencem já à história cultural da nossa cidade, não só pelas mãos de Rafael Bordalo Pinheiro, como por muitos ceramistas depois dele”.

A artista plástica salientou que as andorinhas “são um símbolo de lar, saudade e comunidade, que é querido por muitos”.

Zélia Évora agradeceu o esforço de várias pessoas que, em regime de voluntariado, conseguiram fazer com a adesão ao projeto tivesse este sucesso, ao chamarem à participação nas escolas, nas várias instituições e através da Internet. “Tornar uma ideia real requer mãos”, referiu.

Também em nome da organização, Manuel Bandeira Duarte sublinhou que as mil andorinhas “são muito diferentes e todas especiais. “Algumas relatam bem como é a pessoa que a fez, outras defendem algumas causas e outras transbordam amor e dedicação”, afirmou.

O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, pediu uma salva de palmas para este grupo que “trabalhou imenso e que teve um papel muito importante ao conseguir juntar tanta gente à volta deste projeto”.

O autarca agradeceu também a todos os participantes, desde os que fizeram as andorinhas até aos comerciantes que acolheram a ideia.

O presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, salientou que os organizadores “conseguiram unir uma cidade para fazer o que está aqui”. Na sua opinião, esta foi uma demonstração daquilo que a sociedade civil pode fazer.

Para além do “céu” cheio de andorinhas, toda a cidade conta com exposições, sobretudo nas montras de 72 lojistas que aderiram à iniciativa, e vários eventos.

No dia da inauguração houve ainda a pintura de mural na Casa Antero e duas atividades com contadores de histórias, com Mafalda Milhões, Ana Mestre e Ana Sofia Ambrósio.

Pelas colunas habitualmente utilizadas na animação de natal saem agora os sons de andorinhas, com sonoplastia de Martin Gardiner, e também a música “Ode à Primavera”, composta por Romeu Marques, com trechos vocais de Adriana Figueiredo, a partir de poemas de Miguel Torga.

O mapa com as exposições está disponível através do endereço linktr.ee/ode.a.primavera e em papel na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, bem como no Posto de Turismo e em vários estabelecimentos comerciais das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadores do PSD propõem semáforos na rotunda da Fonte Luminosa

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, Maria João Domingos e Daniel Rebelo, propuseram na reunião camarária do passado dia 6, a instalação de semáforos luminosos na Rotunda da Fonte Luminosa, entre o Bairro da Ponte e o Bairro dos Arneiros.

rotunda

Associação MVC ajuda casal de idosos

A Associação MVC – Movimento Viver o Concelho aceitou o desafio de ajudar um casal de idosos que vivia sem condições no concelho de Caldas da Rainha, pedindo a quem possa que contribua com donativos para fazer uma divisória para o quarto.

MVC

Grávidas continuam sem urgências ao fim de semana nas Caldas

No mês de maio não há alterações na forma como tem vindo a funcionar a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, que vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

gravidas