Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 17° C
14° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
14° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C

Montepio Rainha D. Leonor abriu Sala Snoezelen

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada na passada segunda-feira a Sala Snoezelen do Montepio Rainha Dona Leonor, instalada no edifício do Centro de Apoio a Idosos “Dr. Ernesto Moreira”, nas Caldas da Rainha, com a coordenação técnica em permanência de Cátia Cabaceira Pereira.

Foi inaugurada na passada segunda-feira a Sala Snoezelen do Montepio Rainha Dona Leonor, instalada no edifício do Centro de Apoio a Idosos “Dr. Ernesto Moreira”, nas Caldas da Rainha, com a coordenação técnica em permanência de Cátia Cabaceira Pereira.

A sala multisensorial tem como objetivo a estimulação sensorial, contribuindo para diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.

“É um ambiente seguro, promotor do autocontrolo, da autonomia e da descoberta”, explicou Cátia Cabaceira Pereira.

Esta será a maior sala Snoezelen da região, com capacidade para até oito pessoas e que tem sempre disponível a presença de uma técnica especializada, ao contrário do que acontece noutras instalações do género.

As ferramentas disponíveis na sala, que tem isolamento acústico e temperatura regulada, permitem interagir com luzes, cores, sons e outros elementos que trabalham também o olfato e o tato.

“A partir do relaxamento trabalhamos a cognição, a concentração, a tensão e tudo o que o utente necessitar por ter alguma deficiência nessa área ou meramente por querer usufruir destas sessões”, referiu a especialista.

Portanto, para utilizar esta sala não é preciso nenhum diagnóstico que indique alguma condição que necessite desta terapêutica.

Cátia Cabaceira Pereira desafia as escolas e jardins de infância a levarem os seus alunos para experimentarem. “Do ponto de vista sensorial, aqui são suscitados reações e estímulos que não temos no nosso dia a dia”, adiantou.

Há um ano, a especialista contatou a administração do Montepio Rainha D. Leonor e propôs a abertura desta infraestrutura, não só para ser usufruída pelos seus utentes, mas também por toda a comunidade.

Aceite o desafio, o Montepio transformou uma antiga sala de arquivo no Sala Snoezelen e investiu cerca de 22 mil euros na sua adaptação, para além da aquisição dos equipamentos necessários.

“Esta era uma lacuna que existia no concelho das Caldas”, disse Cátia Cabaceira Pereira, que foi professora do 1º Ciclo. Depois de ter feito o mestrado em Educação Especial, especializou-se nesta área e certificou-se em terapia Snoezelen.

Atualmente, é também coordenadora de equipas multidisciplinares em Lisboa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11

Chef da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste é finalista nos Prémios AHRESP

José Carlos Santos, profissional da área da padaria há 38 anos na sua empresa Padaria Dias (Covilhã) e que integra a equipa técnica do Curso de Padaria Avançada da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em Caldas da Rainha, está selecionado como finalista na categoria de Profissional do Ano nos Prémios AHRESP.

padaria