Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

10 Km de Tagarro celebram história

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação 10 Km de Tagarro comemora o seu 30º aniversário, realizando no dia 28 de janeiro, a partir das 12h00, o Duatlo de Tagarro – Exibição de Alto Rendimento, um evento com a presença de alguns triatletas de alto rendimento da seleção nacional portuguesa e da seleção nacional belga.
A iniciativa tem levado muitos atletas a esta localidade entre Cercal e Alcoentre

A Associação 10 Km de Tagarro comemora o seu 30º aniversário, realizando no dia 28 de janeiro, a partir das 12h00, o Duatlo de Tagarro – Exibição de Alto Rendimento, um evento com a presença de alguns triatletas de alto rendimento da seleção nacional portuguesa e da seleção nacional belga.

Será uma iniciativa sem fins competitivos e a disputar-se numa distância específica entre os formatos de triatlo sprint e super sprint. Contará com a presença de uma dúzia de triatletas internacionais e olímpicos, que representam o Benfica, Sporting e Clube Olímpico de Oeiras, masculinos e femininos.

Este evento é uma organização da Associação 10km de Tagarro, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcoentre, da Câmara Municipal da Azambuja, dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro. 

Em 1993, os 10 Km de Tagarro, a dar os primeiros passos,  contaram com a presença de grandes nomes do atletismo português, nomeadamente António Pinto, Alberto Maravilha, Aurora Cunha e Albertina Dias e pela primeira vez teve direito a honras televisivas, razão pela qual o Comité Organizador entendeu que a prova só se poderia expandir e dar o salto para o plano internacional se fosse criada uma estrutura própria, dando assim origem à constituição da Associação 10 Km de Tagarro.

Em 1994, a prova contou com 458 participantes, tendo atingido o seu número mais alto no ano seguinte, quando 632 atletas correram os 10 Km.

O maior feito de todos viria dois anos depois, aquando da disputa do Campeonato Nacional de Estrada Masculino, e pela primeira vez a prova foi inscrita no calendário mundial da Federação Internacional de Atletismo, o que voltou a acontecer em 1997 e 1998. Em Tagarro, marcaram presença grandes nomes do atletismo português, como padrinhos ou participantes na prova, como foram os casos de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernando Mamede, Aurora Cunha, António Pinto, Albertina Dias, Rui Silva, Susana Feitor, entre muitos outros.

Após esta primeira fase, fez-se um interregno de 16 anos, retomando-se em 2014 com a 11ª edição e num formato distinto, privilegiando agora o convívio e a divulgação da atividade física para todas as idades. No final das provas organizava-se “um porco no espeto” e assim se fizeram mais cinco edições até 2019. 

Estes 30 anos de feitos e histórias só se conseguiram concretizar com uma equipa motivada e com grande intervenção social. Ao longo dos tempos a prova contou com a participação de centenas de voluntários, destacando-se a participação de uma boa parte da população de Tagarro, dos Escuteiros do Cartaxo, elementos do Núcleo Sportinguista de Aveiras de Cima, dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, da GNR de Aveiras de Cima e Carregado, da Federação Portuguesa de Atletismo e diversos colaboradores.

A mediatização dos 10 Km de Tagarro foi conseguida muito em especial pelas reportagens da RTP entre 1993 e 1998, mas também pela cobertura dada por jornais e rádios, quer nacionais quer de vários concelhos limítrofes.

Tagarro é uma localidade situada entre o Cercal (Cadaval) e Alcoentre (Azambuja).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara