A caldense Inês Pires, de 28 anos, membro da direção distrital de Leiria do Livre, será a cabeça de lista do partido pelo círculo de Leiria nas próximas eleições legislativas.
A escolha da candidata resultou das Primárias Abertas realizadas pelo Livre, tendo Inês Pires ficado em primeiro lugar e, de seguida, Pedro Miguel Santos, natural da Nazaré e também da direção distrital. Concorreram ainda José Carlos de Sousa, de Leiria, e Paulo Carreira, de Porto de Mós.
Inês Pires é formada em Bioquímica e Biologia Celular e Molecular na Universidade do Porto, e está a estudar Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa. Trabalha, atualmente, em contabilidade.
A trabalhadora-estudante, que se juntou em 2019 ao Livre, afirma que a crise climática é o maior desafio, sendo “urgente acelerar a transição energética, garantindo, simultaneamente, a justiça social e a conservação dos nossos ecossistemas”. “Temos de ser mais ambiciosos nas políticas de mobilidade, investindo fortemente em transportes públicos que sirvam as populações e na mobilidade suave e ativa dentro das cidades. É fundamental aproximar as pessoas da natureza, tanto fisicamente como nos processos de tomada de decisão”, manifesta. Pretende o combate às desigualdades sociais com “políticas assentes em princípios de solidariedade e humanismo” e quer também “uma sociedade mais inclusiva”, com a defesa dos “direitos e liberdades de mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas racializadas, entre outros”.
0 Comentários