“Novembro, mês do Mar” vem destacar a importância que o mar tem para a história e identidade do território de Peniche, sensibilizar para a sustentabilidade e consciencializar as gerações futuras para a necessidade de preservar este bem.
Entre 31 de outubro e 30 de novembro será possível assistir às mais variadas iniciativas desportivas, culturais e gastronómicas com a participação de diversas entidades, algumas em parceria com o Município.
Destaca-se a Conferência Internacional, que se realizou na passada sexta-feira, subordinada ao tema “Contentores de transporte de preparados de peixe na Hispânia Romana – 25 anos do projeto de investigação da Olaria do Morraçal da Ajuda (Peniche)”, no Auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
De referir igualmente as competições de stand up paddle (de 1 a 3), surf (dias 11 e 12), bodyboard (dias 4 e 5) e as provas de qualificação da Ucrânia para os Mundiais ISA – International Surfing Association (dias 13 ou 14).
São ainda várias as exposições, apresentações de livros, sessões de esclarecimento palestras e seminários, com temas desde “mariolas” e seus significados, naufrágios e ilha do tesouro ou crónicas de mar e de mareantes.
Estão envolvidas escolas em várias atividades e destaca-se a mostra gastronómica da chef Patrícia Borges, inspirada pelo tema “Gastronomia da Biosfera Berlengas”.
Para a vereadora Ana Rita Petinga, “esta é uma iniciativa que promove colaboração, que dinamiza vários setores e entidades, que impulsiona no território atividades que atraem vários interesses e gerações”.
0 Comentários