A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, acolheu entre 20 e 22 de outubro a 2.ª edição do Just X´IL – Encontro Nacional da Juventude, organizada pela Iniciativa Liberal, dedicada à juventude, num momento de convívio e formação cívica e política.
Durante três dias foram debatidos tema sobre geopolítica, sistemas de saúde liberais, Europa, habitação, saúde mental, sustentabilidade e política monetária.
Miguel Poiares Maduro, ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Pedro Magalhães, cientista político, Vanessa Fernandes, atleta de triatlo e medalhada olímpica, Vera Gouveia Barros, economista e especialista em habitação e turismo, Eduardo Palha Fernandes, médico, e David Rosa, ciclista e atleta olímpico, foram alguns dos oradores do evento, que contou também com caras conhecidas do partido, como João Cotrim Figueiredo, Carlos Guimarães Pinto, Patrícia Gilvaz e Bernardo Blanco, deputados à Assembleia da República, bem como Angélique Da Teresa, vice-presidente do partido.
Rui Rocha, presidente do partido, fez no domingo uma intervenção, em que acusou o Partido Socialista e o Governo de estarem “alheados da realidade” e serem “incapazes” de resolver os problemas dos portugueses.
“O Partido Socialista converteu-se numa enorme máquina de incompetência, por um lado, e de propaganda, por outro, que têm como consequência o facto de os governantes ficarem cada vez mais alheados da realidade, perceberem cada vez menos do que se passa no país”, afirmou Rui Rocha, citado pela agência Lusa.
Apontou problemas nas áreas da Educação e da Saúde, falando, por exemplo, de urgências lotadas por serem “a única porta aberta” na saúde, quando existe falta de médicos e os cuidados primários de saúde não dão resposta.
O previsível aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para viaturas anteriores a 2007 foi outro dos exemplos que deu, defendendo que, ao contrário do incentivo à renovação de veículos sustentado pelo ministro das Finanças, a medida penaliza os cidadãos com menos recursos, por não conseguirem trocar de veículo.
0 Comentários