Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
14° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Três dias de festa para conhecer Salir de Matos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A edição deste ano do evento “Conhece Salir de Matos!?”, que decorreu de 21 a 23 de julho, superou as expetativas e contou com a participação de muitas centenas de pessoas, que puderam assim descobrir tudo o que se faz naquela freguesia.

A edição deste ano do evento “Conhece Salir de Matos!?”, que decorreu de 21 a 23 de julho, superou as expetativas e contou com a participação de muitas centenas de pessoas, que puderam assim descobrir tudo o que se faz naquela freguesia.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, logo no primeiro dia a adesão foi tanta que as tasquinhas esgotaram tudo o que tinham para o fim-de-semana inteiro. Também algumas das barraquinhas de artesanato tiveram mais procura do que é habitual e necessitaram de reforçar o seu stock.

“Sem dúvida de que recebemos mais pessoas do que aquelas que estávamos à espera”, comentou o autarca. Este ano a Junta ofereceu dois porcos no espeto para serem degustados no local, o que também contribuiu para uma maior adesão.

O evento foi criado há nove anos pela Junta de Freguesia de Salir de Matos e tem sido um sucesso ano após ano. O objetivo é promover as potencialidades da freguesia, dando a conhecer as suas tradições, os usos e costumes, mas também os serviços existentes, as suas empresas e os artesãos. Da fruta à cerâmica, é grande a oferta de Salir de Matos.

Flávio Jacinto destaca que nesta festa participam todas as gerações, desde as crianças aos idosos que estão no lar e centro de dia de Salir de Matos. O ambiente foi sempre de muita festa e alegria, até pelos vários concertos e momentos de animação no palco.

“Tornou-se um ponto de encontro anual, onde vem não só a população local, mas também muita gente de fora”, referiu o presidente da Junta, adiantando que muitas vezes é nesta festa que os familiares e vizinhos se juntam em convívio. “É um orgulho poder fazer algo assim, nos tempos de hoje em que as comunidades são mais fechadas”, adiantou.

Segundo o autarca, após estes anos todos, os locais perceberam a potencialidade de poder participar no evento e nesta edição já não havia mais espaços de exposição ou para tasquinhas no recinto da Junta de Freguesia. Houve mesmo quem tivesse de partilhar o espaço para poder estar presente.

No último dia, a tarde foi bem preenchida com a apresentação do grupo de Danças de Salão, numa parceria entre o Centro Recreativo de Salir de Matos e a escola RiSa. Na altura os responsáveis da associação incentivaram os presentes a juntarem-se a este grupo de locais que trouxe as aulas de dança para a freguesia.

No domingo atuou ainda o Rancho Folclórico Flor da Primavera, do Guisado, o grupo coral e musical da Casa de Pessoal do Centro Hospitalar, terminando a festa com o grupo Concertinas & Companhia. De manhã houve uma caminhada com os bombos do Monte Olivett.

Nos outros dias houve concertos com vários artistas e no sábado atuou o grupo de marchas populares do Coto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai comemorar durante o mês de janeiro o seu 22º aniversário.

Detido por agredir mãe e ameaçá-la de morte

Um homem de 45 anos, que vinha ao longo do tempo a criar um “clima de terror e desespero no seio familiar”, ameaçando de morte e agredindo a sua mãe, de 78 anos, foi detido na passada quinta-feira pela PSP na cidade das Caldas da Rainha.

faca

Presépio vivo alerta para guerra na Palestina

Um presépio vivo, que pretendeu imaginar como seria o nascimento de Jesus Cristo se fosse nos dias de hoje na Palestina, percorreu as Caldas da Rainha no passado domingo, dia 23.

presepiovivo1