Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 24° C
19° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 24° C

Três dias de festa para conhecer Salir de Matos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A edição deste ano do evento “Conhece Salir de Matos!?”, que decorreu de 21 a 23 de julho, superou as expetativas e contou com a participação de muitas centenas de pessoas, que puderam assim descobrir tudo o que se faz naquela freguesia.

A edição deste ano do evento “Conhece Salir de Matos!?”, que decorreu de 21 a 23 de julho, superou as expetativas e contou com a participação de muitas centenas de pessoas, que puderam assim descobrir tudo o que se faz naquela freguesia.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, logo no primeiro dia a adesão foi tanta que as tasquinhas esgotaram tudo o que tinham para o fim-de-semana inteiro. Também algumas das barraquinhas de artesanato tiveram mais procura do que é habitual e necessitaram de reforçar o seu stock.

“Sem dúvida de que recebemos mais pessoas do que aquelas que estávamos à espera”, comentou o autarca. Este ano a Junta ofereceu dois porcos no espeto para serem degustados no local, o que também contribuiu para uma maior adesão.

O evento foi criado há nove anos pela Junta de Freguesia de Salir de Matos e tem sido um sucesso ano após ano. O objetivo é promover as potencialidades da freguesia, dando a conhecer as suas tradições, os usos e costumes, mas também os serviços existentes, as suas empresas e os artesãos. Da fruta à cerâmica, é grande a oferta de Salir de Matos.

Flávio Jacinto destaca que nesta festa participam todas as gerações, desde as crianças aos idosos que estão no lar e centro de dia de Salir de Matos. O ambiente foi sempre de muita festa e alegria, até pelos vários concertos e momentos de animação no palco.

“Tornou-se um ponto de encontro anual, onde vem não só a população local, mas também muita gente de fora”, referiu o presidente da Junta, adiantando que muitas vezes é nesta festa que os familiares e vizinhos se juntam em convívio. “É um orgulho poder fazer algo assim, nos tempos de hoje em que as comunidades são mais fechadas”, adiantou.

Segundo o autarca, após estes anos todos, os locais perceberam a potencialidade de poder participar no evento e nesta edição já não havia mais espaços de exposição ou para tasquinhas no recinto da Junta de Freguesia. Houve mesmo quem tivesse de partilhar o espaço para poder estar presente.

No último dia, a tarde foi bem preenchida com a apresentação do grupo de Danças de Salão, numa parceria entre o Centro Recreativo de Salir de Matos e a escola RiSa. Na altura os responsáveis da associação incentivaram os presentes a juntarem-se a este grupo de locais que trouxe as aulas de dança para a freguesia.

No domingo atuou ainda o Rancho Folclórico Flor da Primavera, do Guisado, o grupo coral e musical da Casa de Pessoal do Centro Hospitalar, terminando a festa com o grupo Concertinas & Companhia. De manhã houve uma caminhada com os bombos do Monte Olivett.

Nos outros dias houve concertos com vários artistas e no sábado atuou o grupo de marchas populares do Coto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Traseiras do Palácio Real têm videovigilância desde o final de 2023

Na sequência da ação de voluntariado que teve como objetivo pintar as traseiras do Palácio Real, nas Caldas da Rainha, o JORNAL DAS CALDAS apurou junto da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que, desde o final do ano passado, esta zona tem videovigilância.

traseirasmuseuhospital

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

queda