Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Bebé nasce na autoestrada a caminho do hospital de Leiria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um bebé nasceu no passado dia 19 na A8, a caminho do hospital de Leiria, tendo o parto sido realizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com a assistência de dois bombeiros da corporação de Óbidos que faziam o transporte da grávida, uma jovem de 21 anos.
A equipa da VMER com os bombeiros de Óbidos e o bebé

Um bebé nasceu no passado dia 19 na A8, a caminho do hospital de Leiria, tendo o parto sido realizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com a assistência de dois bombeiros da corporação de Óbidos que faziam o transporte da grávida, uma jovem de 21 anos.

Os bombeiros receberam pelas 13h33 um alerta do Centro de Orientações de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra para prestação de socorro à grávida de 37 semanas, que apresentava contrações regulares.

“Após chegada ao local, durante a avaliação da grávida, verificámos que a mesma estava com contrações de dois em dois minutos, e posterior rotura da bolsa de águas, presenciada pela equipa de socorro. Procedemos à sua estabilização e consequente passagem de informação ao CODU, solicitando apoio diferenciado, sendo no imediato ativada a VMER das Caldas para o local”, relatou a corporação obidense.

Após avaliação médica, e garantidas as condições necessárias para o transporte, foi feita a deslocação na ambulância para o Centro Hospitalar de Leiria, com o devido acompanhamento médico.

Durante o transporte, os bombeiros, concretamente ao km 113 da A8, sentiram a necessidade de fazer a uma reavaliação à grávida, constatando-se a necessidade de proceder à assistência ao parto pelas 14h45, em plena autoestrada.

Após o nascimento do bebé, garantidas as condições de segurança e a estabilidade da mãe e do menino, os bombeiros deram continuidade ao transporte para Hospital de Leiria, que está a acolher temporariamente, até final de outubro deste ano, o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), encerrado para obras de requalificação, o que obriga a que o Internamento, Bloco de Partos e Urgência Obstétrica tenham de ser assegurados por Leiria para receber as utentes do CHO.

Este é um momento a recordar pela tripulação da ambulância de socorro de Óbidos, constituída pelo subchefe Francisco Belo e pelo subchefe Óscar Miguel, ambos elementos com o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), assim como pela equipa da VMER das Caldas da Rainha, composta pela médica Catarina Silva e pela enfermeira Marta Ribeiro.

“Além de salvarmos vidas, também nos é confiada a missão de trazer novas vidas ao mundo”, comentaram os bombeiros de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1