Um bebé nasceu no passado dia 19 na A8, a caminho do hospital de Leiria, tendo o parto sido realizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com a assistência de dois bombeiros da corporação de Óbidos que faziam o transporte da grávida, uma jovem de 21 anos.
Os bombeiros receberam pelas 13h33 um alerta do Centro de Orientações de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra para prestação de socorro à grávida de 37 semanas, que apresentava contrações regulares.
“Após chegada ao local, durante a avaliação da grávida, verificámos que a mesma estava com contrações de dois em dois minutos, e posterior rotura da bolsa de águas, presenciada pela equipa de socorro. Procedemos à sua estabilização e consequente passagem de informação ao CODU, solicitando apoio diferenciado, sendo no imediato ativada a VMER das Caldas para o local”, relatou a corporação obidense.
Após avaliação médica, e garantidas as condições necessárias para o transporte, foi feita a deslocação na ambulância para o Centro Hospitalar de Leiria, com o devido acompanhamento médico.
Durante o transporte, os bombeiros, concretamente ao km 113 da A8, sentiram a necessidade de fazer a uma reavaliação à grávida, constatando-se a necessidade de proceder à assistência ao parto pelas 14h45, em plena autoestrada.
Após o nascimento do bebé, garantidas as condições de segurança e a estabilidade da mãe e do menino, os bombeiros deram continuidade ao transporte para Hospital de Leiria, que está a acolher temporariamente, até final de outubro deste ano, o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), encerrado para obras de requalificação, o que obriga a que o Internamento, Bloco de Partos e Urgência Obstétrica tenham de ser assegurados por Leiria para receber as utentes do CHO.
Este é um momento a recordar pela tripulação da ambulância de socorro de Óbidos, constituída pelo subchefe Francisco Belo e pelo subchefe Óscar Miguel, ambos elementos com o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), assim como pela equipa da VMER das Caldas da Rainha, composta pela médica Catarina Silva e pela enfermeira Marta Ribeiro.
“Além de salvarmos vidas, também nos é confiada a missão de trazer novas vidas ao mundo”, comentaram os bombeiros de Óbidos.
0 Comentários