Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C

Bebé nasce na autoestrada a caminho do hospital de Leiria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um bebé nasceu no passado dia 19 na A8, a caminho do hospital de Leiria, tendo o parto sido realizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com a assistência de dois bombeiros da corporação de Óbidos que faziam o transporte da grávida, uma jovem de 21 anos.
A equipa da VMER com os bombeiros de Óbidos e o bebé

Um bebé nasceu no passado dia 19 na A8, a caminho do hospital de Leiria, tendo o parto sido realizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com a assistência de dois bombeiros da corporação de Óbidos que faziam o transporte da grávida, uma jovem de 21 anos.

Os bombeiros receberam pelas 13h33 um alerta do Centro de Orientações de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra para prestação de socorro à grávida de 37 semanas, que apresentava contrações regulares.

“Após chegada ao local, durante a avaliação da grávida, verificámos que a mesma estava com contrações de dois em dois minutos, e posterior rotura da bolsa de águas, presenciada pela equipa de socorro. Procedemos à sua estabilização e consequente passagem de informação ao CODU, solicitando apoio diferenciado, sendo no imediato ativada a VMER das Caldas para o local”, relatou a corporação obidense.

Após avaliação médica, e garantidas as condições necessárias para o transporte, foi feita a deslocação na ambulância para o Centro Hospitalar de Leiria, com o devido acompanhamento médico.

Durante o transporte, os bombeiros, concretamente ao km 113 da A8, sentiram a necessidade de fazer a uma reavaliação à grávida, constatando-se a necessidade de proceder à assistência ao parto pelas 14h45, em plena autoestrada.

Após o nascimento do bebé, garantidas as condições de segurança e a estabilidade da mãe e do menino, os bombeiros deram continuidade ao transporte para Hospital de Leiria, que está a acolher temporariamente, até final de outubro deste ano, o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), encerrado para obras de requalificação, o que obriga a que o Internamento, Bloco de Partos e Urgência Obstétrica tenham de ser assegurados por Leiria para receber as utentes do CHO.

Este é um momento a recordar pela tripulação da ambulância de socorro de Óbidos, constituída pelo subchefe Francisco Belo e pelo subchefe Óscar Miguel, ambos elementos com o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), assim como pela equipa da VMER das Caldas da Rainha, composta pela médica Catarina Silva e pela enfermeira Marta Ribeiro.

“Além de salvarmos vidas, também nos é confiada a missão de trazer novas vidas ao mundo”, comentaram os bombeiros de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Voluntários pintaram traseiras do Palácio Real

Dezenas de pessoas, inclusive várias crianças, participaram, a 28 de setembro, numa ação de voluntariado que teve como objetivo pintar as traseiras do Palácio Real, que estavam completamente cobertas por pichagens.

pinturahospital4

Autarcas de Peniche preocupados com fecho constante da urgência hospitalar

A Câmara Municipal de Peniche decidiu solicitar uma reunião urgente à ministra da Saúde devido ao encerramento da urgência básica do hospital local em 40% dos dias durante o mês de setembro. A decisão foi aprovada no passado dia 27 de setembro, por unanimidade, numa reunião do executivo municipal.

urgencia