Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Atividades na região animaram crianças ao longo de vários dias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia da Criança (1 de junho) foi celebrado com atividades lúdicas e pedagógicas um pouco por toda a região, distribuindo-se por vários dias. Na edição em papel desta semana do Jornal das Caldas destacamos algumas das ações nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral e Cadaval.
À entrada da Mata Municipal do Bombarral

O Dia da Criança (1 de junho) foi celebrado com atividades lúdicas e pedagógicas um pouco por toda a região, distribuindo-se por vários dias. Na edição em papel desta semana do Jornal das Caldas destacamos algumas das ações nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral e Cadaval.

“Era uma vez…no Parque”, foi o título da iniciativa realizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, entre 31 de maio e 2 de junho, no parque D. Carlos I.

Participaram várias entidades como a PSP, GNR, Bombeiros, Escola de Sargentos do Exército, Pimpões, ETEO, entre outras, e houve espetáculos infantis.

As atividades dirigiram-se exclusivamente a todas as crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho das Caldas da Rainha. Nos dois primeiros dias decorreram das 9h45 às 12h e no último dia também se realizaram das 14h às 16h15. Segundo a Câmara, estiveram no parque mais de três mil crianças.

A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório organizou animação com insufláveis e jogos tradicionais no polidesportivo de São Gregório, entre as 10h e as 19h do dia 3, numa parceria com o São Gregório Ginásio Clube. No Coto, em conjunto com a Areco, houve igualmente insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais.

A Junta de Freguesia de Vidais assinalou o Dia da Criança com atividades na manhã de 4 de junho para crianças até 14 anos residentes na freguesia. No Largo da Junta de Freguesia houve jogos e brincadeiras, pinturas faciais e insufláveis. A iniciativa contou com cerca de 60 crianças.

“Festejámos este ano de forma mais pedagógica e recheado de atividades ligadas ao meio ambiente e às atividades económicas existentes na nossa freguesia. Pintámos, fizemos salada de fruta, obras de arte em barro, podámos, plantámos hortícolas, fizemos corridas de carros de mão, prova cega de sabores, e até criámos uma cozinha de lama, que ficará permanentemente no parque de lazer de Vidais, para que esteja o ano inteiro disponível para a brincadeira”, descreveu Rui Henriques, presidente da junta.

A Junta de Freguesia de Alvorninha promoveu, a 3 de junho, o Dia da Criança/Mercadito. O evento decorreu no Pavilhão D. José Policarpo e no seu exterior. As primeiras 80 crianças receberam t-shirts e bonés.

Ao longo do dia houve diversas atividades dedicadas às crianças: Pinturas faciais com Rita Catita, insufláveis, passeios de mota, pista de obstáculos, futsal, matraquilhos, jogos tradicionais assegurados pela equipa Dinâmicas Naturais, pingue-pongue, entre outras.

As “Horas do Conto” foram asseguradas por Susana Pestana com “Maria pequeno raio de Sol” e Sandra Custódio e o Centro Escolar de Alvorninha com “A Primavera Chegou”.

As secções de patinagem dos Pimpões e o Mvd – Badminton fizeram demonstrações das suas modalidades. Houve demonstração de dança com o grupo Traquinas Pop Style 3D e Mid Size, sob coordenação de Vanda Anjos.

Os miúdos puderam dar uma volta de cavalo com a associação organizadora do Oeste Lusitano, serem “soldados da paz” por um dia com os Bombeiros das Caldas da Rainha ou dar uma pequena volta de mota com o Grupo Motard São Rafael.

Houve “palhaços” com bolas de sabão gigantes e um ecosorteio com rifas em troca de pilhas, lâmpadas usadas e equipamentos obsoletos.

Várias coletividades da freguesia asseguraram os comes e bebes. No Mercadito de Alvorninha podia-se comprar um pequeno presente ou lembrança, como um frasco de mel, peças de roupa infantil, brinquedos tradicionais, entre outros.

A Junta de Freguesia da Foz do Arelho também celebrou o Dia da Criança, com insufláveis e pinturas faciais no Parque Infantil perto da sede da junta, entre as 10h e as 17h do passado domingo.

No Nadadouro também houve insufláveis, pinturas faciais, brincadeiras, uma aula de hip hop pelos Pimpões e muita diversão, entre as 11h e 17h, no jardim em frente à Junta de Freguesia, organizadora da iniciativa.

Em A-dos-Francos, no Dia da Criança foi montado um insuflável e dinamizada uma peça de teatro infantil, intitulada “O poder do Amor”. “Proporcionámos um dia feliz e diferente às crianças da nossa escola”, manifestou Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia.

O Centro Comercial La Vie, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, GNR, PSP, Associação Oceanos Sem Plásticos e Associação Pato organizaram várias atividades em conjunto para celebrar o Dia da Criança e do Ambiente.

Nos dias 3 e 4 de junho houve uma ação de sensibilização com a PSP e a GNR. No dia 3 esteve exposta uma mostra de seres vivos do Paul de Tornada e no dia 4 realizou-se a Caminhada Go Green, com saída do La Vie e percurso pelo Parque D. Carlos I e Mata Rainha D. Leonor.

A Expoeste recebeu nos dias 3 e 4 de junho, das 11h às 21h, o Insu Festival, com cerca de dezena e meia de insufláveis variados, mascotes, kids tattos e ateliês. O bilhete custava quinze euros para uma criança e um adulto.

Floresta Mágica no Bombarral

A XIV – Feira Infantil Floresta Mágica, na Mata Municipal de Bombarral, arrancou no Dia Mundial da Criança.

Nos dias 1 e 2 teve lugar a visita das escolas do concelho e das redondezas. A partir da tarde de sexta-feira até domingo esteve aberta ao público em geral.

Foram quatro dias de animação e brincadeira para os mais pequenos, e a dinamização de diversos ateliês, espetáculos de teatro, encontros com autores, entre outras iniciativas.

Promovido pelo Município do Bombarral, o evento teve, segundo a vereadora Fátima Pais, “uma adesão muito grande, com mais de quatro mil pessoas”. “As famílias ficaram satisfeitas com as atividades lúdicas e pedagógicas, que envolveram também as famílias, num espaço privilegiado como é a Mata Municipal”, vincou.

Na noite do dia 2 realizou-se a iniciativa “À Noite com os Pirilampos”, seguida da apresentação do espetáculo de teatro “A História da Carochinha”, pelo grupo Cativar. Esta atividade noturna repetiu-se no dia seguinte, sendo que além da caminhada, houve ainda lugar a apresentação da peça teatral “Os Pólos da Nossa Terra”, pelo mesmo grupo, que na tarde de sábado apresentou o teatro “Um sapato especial”.

Houve encontros com as autoras Vanda Furtado Marques e Natércia Inácio no dia 3, assim como a atuação do Coro Infantil do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

No dia 4 o programa foi preenchido com a autora Ana Faro/Fora do Livro e teatro “O Patinho Feio”, pelo Cativar.

Atividades no Cadaval

No âmbito do Dia Mundial da Criança, o Município do Cadaval levou a cabo um conjunto de atividades lúdicas e desportivas para centenas de meninos e meninas dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho no dia 1 e 2 de junho.

O Parque de Lazer da Vila e o Campo de Jogos Júlio Pereira Silva foram os locais de realização das animações

Na Vermelha, no concelho do Cadaval, teve lugar mais uma edição da Aldeia dos Sonhos, nos dias 3 e 4, com ateliês, pinturas faciais, artesanato, insufláveis, animação, quinta pedagógica, restaurante e desfile de moda infantil. A organização foi da União dos Amigos da Vermelha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe