Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Atividades na região animaram crianças ao longo de vários dias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia da Criança (1 de junho) foi celebrado com atividades lúdicas e pedagógicas um pouco por toda a região, distribuindo-se por vários dias. Na edição em papel desta semana do Jornal das Caldas destacamos algumas das ações nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral e Cadaval.
À entrada da Mata Municipal do Bombarral

O Dia da Criança (1 de junho) foi celebrado com atividades lúdicas e pedagógicas um pouco por toda a região, distribuindo-se por vários dias. Na edição em papel desta semana do Jornal das Caldas destacamos algumas das ações nos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral e Cadaval.

“Era uma vez…no Parque”, foi o título da iniciativa realizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, entre 31 de maio e 2 de junho, no parque D. Carlos I.

Participaram várias entidades como a PSP, GNR, Bombeiros, Escola de Sargentos do Exército, Pimpões, ETEO, entre outras, e houve espetáculos infantis.

As atividades dirigiram-se exclusivamente a todas as crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho das Caldas da Rainha. Nos dois primeiros dias decorreram das 9h45 às 12h e no último dia também se realizaram das 14h às 16h15. Segundo a Câmara, estiveram no parque mais de três mil crianças.

A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório organizou animação com insufláveis e jogos tradicionais no polidesportivo de São Gregório, entre as 10h e as 19h do dia 3, numa parceria com o São Gregório Ginásio Clube. No Coto, em conjunto com a Areco, houve igualmente insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais.

A Junta de Freguesia de Vidais assinalou o Dia da Criança com atividades na manhã de 4 de junho para crianças até 14 anos residentes na freguesia. No Largo da Junta de Freguesia houve jogos e brincadeiras, pinturas faciais e insufláveis. A iniciativa contou com cerca de 60 crianças.

“Festejámos este ano de forma mais pedagógica e recheado de atividades ligadas ao meio ambiente e às atividades económicas existentes na nossa freguesia. Pintámos, fizemos salada de fruta, obras de arte em barro, podámos, plantámos hortícolas, fizemos corridas de carros de mão, prova cega de sabores, e até criámos uma cozinha de lama, que ficará permanentemente no parque de lazer de Vidais, para que esteja o ano inteiro disponível para a brincadeira”, descreveu Rui Henriques, presidente da junta.

A Junta de Freguesia de Alvorninha promoveu, a 3 de junho, o Dia da Criança/Mercadito. O evento decorreu no Pavilhão D. José Policarpo e no seu exterior. As primeiras 80 crianças receberam t-shirts e bonés.

Ao longo do dia houve diversas atividades dedicadas às crianças: Pinturas faciais com Rita Catita, insufláveis, passeios de mota, pista de obstáculos, futsal, matraquilhos, jogos tradicionais assegurados pela equipa Dinâmicas Naturais, pingue-pongue, entre outras.

As “Horas do Conto” foram asseguradas por Susana Pestana com “Maria pequeno raio de Sol” e Sandra Custódio e o Centro Escolar de Alvorninha com “A Primavera Chegou”.

As secções de patinagem dos Pimpões e o Mvd – Badminton fizeram demonstrações das suas modalidades. Houve demonstração de dança com o grupo Traquinas Pop Style 3D e Mid Size, sob coordenação de Vanda Anjos.

Os miúdos puderam dar uma volta de cavalo com a associação organizadora do Oeste Lusitano, serem “soldados da paz” por um dia com os Bombeiros das Caldas da Rainha ou dar uma pequena volta de mota com o Grupo Motard São Rafael.

Houve “palhaços” com bolas de sabão gigantes e um ecosorteio com rifas em troca de pilhas, lâmpadas usadas e equipamentos obsoletos.

Várias coletividades da freguesia asseguraram os comes e bebes. No Mercadito de Alvorninha podia-se comprar um pequeno presente ou lembrança, como um frasco de mel, peças de roupa infantil, brinquedos tradicionais, entre outros.

A Junta de Freguesia da Foz do Arelho também celebrou o Dia da Criança, com insufláveis e pinturas faciais no Parque Infantil perto da sede da junta, entre as 10h e as 17h do passado domingo.

No Nadadouro também houve insufláveis, pinturas faciais, brincadeiras, uma aula de hip hop pelos Pimpões e muita diversão, entre as 11h e 17h, no jardim em frente à Junta de Freguesia, organizadora da iniciativa.

Em A-dos-Francos, no Dia da Criança foi montado um insuflável e dinamizada uma peça de teatro infantil, intitulada “O poder do Amor”. “Proporcionámos um dia feliz e diferente às crianças da nossa escola”, manifestou Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia.

O Centro Comercial La Vie, União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, GNR, PSP, Associação Oceanos Sem Plásticos e Associação Pato organizaram várias atividades em conjunto para celebrar o Dia da Criança e do Ambiente.

Nos dias 3 e 4 de junho houve uma ação de sensibilização com a PSP e a GNR. No dia 3 esteve exposta uma mostra de seres vivos do Paul de Tornada e no dia 4 realizou-se a Caminhada Go Green, com saída do La Vie e percurso pelo Parque D. Carlos I e Mata Rainha D. Leonor.

A Expoeste recebeu nos dias 3 e 4 de junho, das 11h às 21h, o Insu Festival, com cerca de dezena e meia de insufláveis variados, mascotes, kids tattos e ateliês. O bilhete custava quinze euros para uma criança e um adulto.

Floresta Mágica no Bombarral

A XIV – Feira Infantil Floresta Mágica, na Mata Municipal de Bombarral, arrancou no Dia Mundial da Criança.

Nos dias 1 e 2 teve lugar a visita das escolas do concelho e das redondezas. A partir da tarde de sexta-feira até domingo esteve aberta ao público em geral.

Foram quatro dias de animação e brincadeira para os mais pequenos, e a dinamização de diversos ateliês, espetáculos de teatro, encontros com autores, entre outras iniciativas.

Promovido pelo Município do Bombarral, o evento teve, segundo a vereadora Fátima Pais, “uma adesão muito grande, com mais de quatro mil pessoas”. “As famílias ficaram satisfeitas com as atividades lúdicas e pedagógicas, que envolveram também as famílias, num espaço privilegiado como é a Mata Municipal”, vincou.

Na noite do dia 2 realizou-se a iniciativa “À Noite com os Pirilampos”, seguida da apresentação do espetáculo de teatro “A História da Carochinha”, pelo grupo Cativar. Esta atividade noturna repetiu-se no dia seguinte, sendo que além da caminhada, houve ainda lugar a apresentação da peça teatral “Os Pólos da Nossa Terra”, pelo mesmo grupo, que na tarde de sábado apresentou o teatro “Um sapato especial”.

Houve encontros com as autoras Vanda Furtado Marques e Natércia Inácio no dia 3, assim como a atuação do Coro Infantil do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

No dia 4 o programa foi preenchido com a autora Ana Faro/Fora do Livro e teatro “O Patinho Feio”, pelo Cativar.

Atividades no Cadaval

No âmbito do Dia Mundial da Criança, o Município do Cadaval levou a cabo um conjunto de atividades lúdicas e desportivas para centenas de meninos e meninas dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho no dia 1 e 2 de junho.

O Parque de Lazer da Vila e o Campo de Jogos Júlio Pereira Silva foram os locais de realização das animações

Na Vermelha, no concelho do Cadaval, teve lugar mais uma edição da Aldeia dos Sonhos, nos dias 3 e 4, com ateliês, pinturas faciais, artesanato, insufláveis, animação, quinta pedagógica, restaurante e desfile de moda infantil. A organização foi da União dos Amigos da Vermelha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0