Vai estar patente, de 6 a 27 de maio, a exposição “Quem és tu – Um teatro nacional a olhar para o país”, organizada pelo Teatro Nacional D. Maria II.
Esta exposição, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, traz à discussão o teatro em paralelo com a história social e política do país, antes e depois do 25 de Abril.
Segundo a sinopse da exposição, “através de linhas temáticas comuns, são estabelecidas relações entre espetáculos distintos, propondo leituras que aprofundem a prática artística e a implementação de políticas, num trabalho que identifica princípios de resistência, mas também de participação nas atividades e ações dos regimes”.
A mostra está a percorrer mais de uma dezena de concelhos por todo o país, numa parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.
A partir de materiais documentais — figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa —, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, “observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades”.
A exposição pretende fazer uma reflexão sobre a transformação de valores como a democratização, acessibilidade e coesão territorial e a forma como estes podem ser estruturantes para a criação artística.
A mostra poderá ser visitada de segunda a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
0 Comentários