Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Excesso de velocidade na A8 originou muitas autuações da GNR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A GNR realizou a operação “Páscoa 2023” entre 6 e 11 de abril para que este período festivo fosse passado em segurança. Na A8, em Tornada, nas Caldas da Rainha, houve uma atenção redobrada aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente em relação ao excesso de velocidade, tendo havido muitas autuações.
Operação da GNR na A8, junto às portagens de Tornada

A GNR realizou a operação “Páscoa 2023” entre 6 e 11 de abril para que este período festivo fosse passado em segurança. Na A8, em Tornada, nas Caldas da Rainha, houve uma atenção redobrada aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente em relação ao excesso de velocidade, tendo havido muitas autuações.

Mais movimento, mais risco de perigo na estrada. Daí a atenção particular neste período festivo a infrações que possam colocar em causa a segurança de terceiros e a dos próprios condutores e passageiros. O Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR esteve no passado domingo de páscoa nas portagens da A8, em Tornada, no sentido norte-sul, a fiscalizar o excesso de velocidade.

Foram muitos os condutores mandados parar e obrigados ao pagamento de coimas, oportunidade para a GNR alertar para uma das principais causas de acidentes: Adequar a velocidade ao volume de tráfego rodoviário e não ultrapassar o limite permitido.

“No dia a dia encontramos bastantes comportamentos inadequados durante a condução, mas particularmente nesta época festiva encontram-se sobretudo ligados ao aumento de tráfego rodoviário. A condução com excesso de velocidade é das infrações mais verificadas nesta época do ano”, relatou o capitão Ricardo Vieira, do Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR.

As contraordenações muito graves em auto-estrada dão origem a pesadas coimas: 60 a 80 quilómetros a mais do que a velocidade permitida levam ao pagamento entre 300 a 1500 euros, e mais de 80 quilómetros vão de 500 a 2500 euros.

As contraordenações graves, entre 30 a 60 quilómetros a mais, são punidas entre 120 e 600 euros.

O excesso do limite máximo de velocidade que configure contraordenação grave ou muito grave é passível ainda de aplicação da sanção acessória de inibição de conduzir e perda de pontos na carta de condução.

São consideradas contraordenações leves as infrações até 30 quilómetros a mais da velocidade permitida. Incorrem ao pagamento de coimas entre 60 e 300 euros.

Durante o período de fiscalização e patrulhamento da operação “Páscoa 2023”, a GNR aconselhou uma “condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança”.

Evitar manobras perigosas e condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas, adotar a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, não utilizar o telemóvel durante a condução, verificar a correta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, e estar atento às condições de segurança dos veículos, foram outros conselhos dados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional da Resistência e da Liberdade inaugurado em Peniche

O Presidente da República e vários membros do Governo, como as ministras da Cultura e da Justiça e a secretária de Estado da Cultura, marcaram presença no passado sábado na cerimónia oficial de inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche.

resistencia1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga