Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Excesso de velocidade na A8 originou muitas autuações da GNR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A GNR realizou a operação “Páscoa 2023” entre 6 e 11 de abril para que este período festivo fosse passado em segurança. Na A8, em Tornada, nas Caldas da Rainha, houve uma atenção redobrada aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente em relação ao excesso de velocidade, tendo havido muitas autuações.
Operação da GNR na A8, junto às portagens de Tornada

A GNR realizou a operação “Páscoa 2023” entre 6 e 11 de abril para que este período festivo fosse passado em segurança. Na A8, em Tornada, nas Caldas da Rainha, houve uma atenção redobrada aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente em relação ao excesso de velocidade, tendo havido muitas autuações.

Mais movimento, mais risco de perigo na estrada. Daí a atenção particular neste período festivo a infrações que possam colocar em causa a segurança de terceiros e a dos próprios condutores e passageiros. O Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR esteve no passado domingo de páscoa nas portagens da A8, em Tornada, no sentido norte-sul, a fiscalizar o excesso de velocidade.

Foram muitos os condutores mandados parar e obrigados ao pagamento de coimas, oportunidade para a GNR alertar para uma das principais causas de acidentes: Adequar a velocidade ao volume de tráfego rodoviário e não ultrapassar o limite permitido.

“No dia a dia encontramos bastantes comportamentos inadequados durante a condução, mas particularmente nesta época festiva encontram-se sobretudo ligados ao aumento de tráfego rodoviário. A condução com excesso de velocidade é das infrações mais verificadas nesta época do ano”, relatou o capitão Ricardo Vieira, do Destacamento de Trânsito de Leiria da GNR.

As contraordenações muito graves em auto-estrada dão origem a pesadas coimas: 60 a 80 quilómetros a mais do que a velocidade permitida levam ao pagamento entre 300 a 1500 euros, e mais de 80 quilómetros vão de 500 a 2500 euros.

As contraordenações graves, entre 30 a 60 quilómetros a mais, são punidas entre 120 e 600 euros.

O excesso do limite máximo de velocidade que configure contraordenação grave ou muito grave é passível ainda de aplicação da sanção acessória de inibição de conduzir e perda de pontos na carta de condução.

São consideradas contraordenações leves as infrações até 30 quilómetros a mais da velocidade permitida. Incorrem ao pagamento de coimas entre 60 e 300 euros.

Durante o período de fiscalização e patrulhamento da operação “Páscoa 2023”, a GNR aconselhou uma “condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança”.

Evitar manobras perigosas e condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas, adotar a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, não utilizar o telemóvel durante a condução, verificar a correta utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, e estar atento às condições de segurança dos veículos, foram outros conselhos dados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara