No âmbito da elaboração da candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar, estão a ser dinamizadas quatro sessões informativas nas juntas de freguesia em redor da Lagoa de Óbidos: Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Junta de Freguesia do Vau (concelho de Óbidos) e Junta de Freguesia da Foz do Arelho e Junta de Freguesia do Nadadouro (concelho das Caldas da Rainha).
A primeira sessão teve lugar na Junta de Freguesia do Nadadouro, a 2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas. A próxima decorrerá no dia 24 de Março, com início às 19 horas, no Centro Social, Cultural e Recreativo Arelhense, no Arelho, em Óbidos.
Estas sessões abertas ao público têm como objetivo informar e dar a conhecer a importância da Lagoa de Óbidos enquanto zona húmida, o que é um Sítio Ramsar e quais os benefícios associados a este galardão internacional.
As sessões contam com a presença de um orador convidado diferente em cada uma delas. No Arelho é o arquiteto paisagista, Fernando Pereira, em representação da candidatura do Paul do Boquilobo a Sítio Ramsar.
Em novembro do ano passado os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos e a associação PATO assinaram um protocolo de colaboração com o intuito de elaborar a candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar. O acordo tem o objetivo de firmar “um trabalho conjunto para a dinamização de ações de educação e sensibilização ambiental”.
0 Comentários