Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Avenal e Pereiro cumpriram a tradição do “Pintar e Cantar os Reis”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As aldeias serranas do Avenal e Pereiro voltaram a assinalar a tradição da celebração do “Pintar e Cantar os Reis” na noite de 5 para 6 de janeiro. Este acontecimento anual, por altura do Dia de Reis, voltou a atrair centenas de populares a estas aldeias da freguesia de Vilar, no concelho do Cadaval.
Pintura dos símbolos tradicionais nas entradas das habitações

As aldeias serranas do Avenal e Pereiro voltaram a assinalar a tradição da celebração do “Pintar e Cantar os Reis” na noite de 5 para 6 de janeiro. Este acontecimento anual, por altura do Dia de Reis, voltou a atrair centenas de populares a estas aldeias da freguesia de Vilar, no concelho do Cadaval.

Como é hábito, grupos de populares percorreram as várias artérias do Avenal e Pereiro, cantaram versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas por onde passaram. Outros grupos, em simultâneo, pintaram nas entradas das habitações os símbolos tradicionais (BRM – Bons Reis Magos e o ano de 2023), que representam votos de bom ano e prosperidade aos respetivos moradores e assinalam a passagem deste secular culto por aqueles locais, ano após ano.

Os ‘comes e bebes’ também são parte integrante desta tradição. Nesse sentido, durante o percurso, diversos habitantes destas aldeias abrem as portas das suas casas, garagens ou adegas e oferecem comida e bebida aos grupos presentes.

O “Pintar e Cantar os Reis” é uma tradição com origens medievais, que conjuga influências árabes e cultos pagãos da época romana. É associado à celebração da epifania, do presépio e dos reis magos, que surgiu na Península Ibérica com a chegada dos monges franciscanos a Alenquer, no século XIII. Este ato pretendia ser um voto de felicidade para o novo ano, que tinha início a 6 de janeiro no calendário romano.

O presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, marcou presença no evento, assim como os restantes membros do executivo camarário que, nesta ocasião, receberam a visita de Jassira Monteiro, presidente de Câmara de Santa Catarina, da ilha de Santiago (Cabo Verde).

No dia 6 de janeiro, o auditório dos Paços do Concelho do Cadaval acolheu uma sessão de divulgação desta tradição. Organizada pela Leader Oeste e tendo David Gamboa como orador, a iniciativa abordou este culto em várias dimensões, nomeadamente, naquilo que diz respeito às origens, à simbologia e cores utilizadas pelos participantes, assim como aos versos que são cantados pelos grupos.

Também foi salientado o facto de, ao longo dos tempos, esta tradição ter sofrido várias modificações, geralmente associadas a acontecimentos marcantes. Na sequência da implantação da República, deu-se a introdução do “M” (Magos) na sigla “BR”, de modo a evitar conotações monárquicas. E, por exemplo, com o 25 de Abril deu-se a integração das mulheres nos grupos de cantores, foi retirada ou dissimulada dos desenhos a estrela do oriente, com receio de conotações políticas e a celebração deixou de ser privada e isolada para se transformar numa festa participada por todos os que dela queiram fazer parte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas