Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Caldas e a Cultura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A atual gestão camarária tem vindo a prestar contas aos caldenses sobre os investimentos culturais nas Caldas. Assim, foi justificado, e bem, o abandono do projeto World Press Cartoon, que envolvia verbas na ordem de mais de um milhão de euros/ evento/ano. A análise custo/benefício, a importância para a divulgação das Caldas, foi entendida, e […]

A atual gestão camarária tem vindo a prestar contas aos caldenses sobre os investimentos culturais nas Caldas.

Assim, foi justificado, e bem, o abandono do projeto World Press Cartoon, que envolvia verbas na ordem de mais de um milhão de euros/ evento/ano.

A análise custo/benefício, a importância para a divulgação das Caldas, foi entendida, e bem, como um investimento pouco conseguido.

A própria exposição dos cartoons no CCC, que visitei, me pareceu pouco criativa. A ligação às caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro também nunca foi, a meu ver, bem explorada.

Para quem se preocupa com a Cultura nas Caldas, diria que outros investimentos deveriam merecer por parte da Câmara igual análise da sua exploração operacional.

Refiro-me concretamente à Molda, que desenvolveu ao longo dos anos várias ações de promoção da Cerâmica das Caldas, que os ceramistas locais sempre contestaram publicamente, gastando alegremente avultadas verbas do erário público.

A Molda não sofreu o mesmo tratamento dos cartoons do caricaturista do Expresso – António.

Não foram divulgados, como no presente caso, os valores gastos pela Câmara em sucessivos quadriénios.

Agora que se discute a construção/remodelação do Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, tais aspetos estão na ordem do dia e para eles chamo a devida atenção das autoridades responsáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

O frio e as constipações

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a interação do corpo humano com o frio está principalmente associada ao canal da Bexiga (Bx). Este é o canal mais superficial e o maior do corpo humano, estendendo-se desde o canto interno dos olhos, contornando a cabeça, passando pelas costas e pela parte posterior das pernas, até ao dedo mindinho dos pés. Este é um dos canais mais trabalhados em clínica (mesmo por aqueles que não o conhecem como tal), pois é muito usado no tratamento de problemas nas costas, como lombalgias, bem como de condições crónicas noutros órgãos.

Artigo 17

Outras guerras — catástrofe no Sudão

As guerras de que se fala acontecem na Ucrânia, em Gaza e no Líbano, mas a que tem causado mais vítimas em termos absolutos, vítimas das armas, vítimas da fome, vítimas de doenças, tem sido a do Sudão. Desde há ano e meio, as forças armadas sudanesas (que depuseram Omar al-Bashir) e uma milícia árabe, as chamadas forças de apoio rápido, ambas lideradas por senhores da guerra e ambas com importantes apoios internacionais, lutam pelo poder. Nesta confrontação morreram já pelo menos 150 mil pessoas em combates e muitas mais de fome e doenças. Há também pelo menos 10 milhões de deslocados.

Francisco Martins da Silva

Viver a vida ao seu ritmo

A vida é feita de ritmos, desde os hábitos do dia a dia que compõem a nossa rotina até aos rituais mensais e anuais que se repetem vezes sem conta. Este fenómeno é extremamente valorizado na teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O abrir e fechar, o subir e descer, o criar e destruir são ciclos que nos permitem viver de forma ritmada e saudável. Por esta razão, quando ocorre uma quebra nestes ciclos, sem justificação por fatores externos (mudanças de emprego ou de situação social, por exemplo), podemos estar perante um desequilíbrio que facilita o aparecimento de doenças.

default2