Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C

Caldas e a Cultura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A atual gestão camarária tem vindo a prestar contas aos caldenses sobre os investimentos culturais nas Caldas. Assim, foi justificado, e bem, o abandono do projeto World Press Cartoon, que envolvia verbas na ordem de mais de um milhão de euros/ evento/ano. A análise custo/benefício, a importância para a divulgação das Caldas, foi entendida, e […]

A atual gestão camarária tem vindo a prestar contas aos caldenses sobre os investimentos culturais nas Caldas.

Assim, foi justificado, e bem, o abandono do projeto World Press Cartoon, que envolvia verbas na ordem de mais de um milhão de euros/ evento/ano.

A análise custo/benefício, a importância para a divulgação das Caldas, foi entendida, e bem, como um investimento pouco conseguido.

A própria exposição dos cartoons no CCC, que visitei, me pareceu pouco criativa. A ligação às caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro também nunca foi, a meu ver, bem explorada.

Para quem se preocupa com a Cultura nas Caldas, diria que outros investimentos deveriam merecer por parte da Câmara igual análise da sua exploração operacional.

Refiro-me concretamente à Molda, que desenvolveu ao longo dos anos várias ações de promoção da Cerâmica das Caldas, que os ceramistas locais sempre contestaram publicamente, gastando alegremente avultadas verbas do erário público.

A Molda não sofreu o mesmo tratamento dos cartoons do caricaturista do Expresso – António.

Não foram divulgados, como no presente caso, os valores gastos pela Câmara em sucessivos quadriénios.

Agora que se discute a construção/remodelação do Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, tais aspetos estão na ordem do dia e para eles chamo a devida atenção das autoridades responsáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quanto mais debates, mais gosto de ti

Durante o mês de Outubro, dará à estampa, pela editora Nuvem de Letras (chancela da Penguin Random House Grupo Editorial Unipessoal, Lda.), o livro Pelo Contrário, da autoria de Rui Correia e António Nabais, com ilustrações bem-humoradas de Hélio Falcão.

Francisco Martins da Silva

O mal das emoções

As emoções são e sempre serão parte da nossa vida, e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sabe disso. Desde os seus primórdios que a base teórica da MTC junta de uma forma lógica sintomas físicos e emocionais. O Fígado, por exemplo, tão depressa nutre os tendões como gera a criatividade, e tão depressa causa rigidez muscular como frustração e raiva.

Artigo 9

O Qì (氣) não tem de ser esotérico

Vários modelos teóricos de medicinas alternativas mencionam algum tipo de “energia” que flui no corpo humano e que permite que todas as estruturas funcionem corretamente. No caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), temos o qì.

Artigo 8