Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Ministério da Saúde sem calendarização para construção do novo hospital

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério da Saúde prevê para o mês de outubro a entrega do relatório final e do resultado do estudo relativo aos impactos sociais e económicos da criação do novo hospital do Oeste e a identificação de soluções para os polos do atual Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Não está garantido que o Orçamento de Estado de 2023 contemple o novo hospital

O Ministério da Saúde prevê para o mês de outubro a entrega do relatório final e do resultado do estudo relativo aos impactos sociais e económicos da criação do novo hospital do Oeste e a identificação de soluções para os polos do atual Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O relatório final será remetido ao Governo, sendo ainda “premente a definição de uma calendarização para construção do novo hospital”, refere o gabinete da ministra, numa resposta a uma interpelação do Bloco de Esquerda na Assembleia da República.

Para o Bloco de Esquerda, o Ministério da Saúde contorna a pergunta sobre a calendarização da obra e sobre as verbas. “Ficamos sem saber quais os planos do Ministério da Saúde após o relatório final do estudo e se o Orçamento de Estado de 2023 já trará algo de novo. Dada a situação do CHO, esta calendarização seria urgente, mas as populações ficaram sem resposta”, manifestou o partido.

Sobre o que está pensado para os atuais hospitais “a resposta volta a ser evasiva”.

Segundo o Ministério da Saúde, “o estudo qualitativo permitirá identificar um conjunto de possíveis utilizações para as atuais instalações, bem como analisará a possibilidade de articulação entre as atuais unidades de saúde da região e a configuração da oferta de cuidados de saúde”. “Concretamente, identificará quais as unidades do atual CHO que poderão complementar os serviços prestados no novo hospital, em função da solução que minimiza o movimento da população”, adiantou.

Tendo em vista a projeção do novo hospital, foi celebrado entre a Administração Regional de Saúde, o CHO e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste), em 9 de setembro de 2019, um acordo com vista à elaboração do estudo para definir o perfil, dimensionamento e localização.

No último trimestre de 2019 foi selecionada a Universidade Nova de Lisboa para a elaboração do estudo. No final desse ano, a Assembleia Municipal das Caldas da Rainha questionou a CIMOeste sobre a forma de escolha da entidade selecionada, defendendo que deveria ser adjudicada por concurso público.

Na sequência dessa interpelação foi entretanto lançado concurso público para aquisição do estudo, o qual foi alvo de impugnação, tendo a adjudicação ocorrido no final de julho de 2021.

Em junho de 2022 foram apresentados aos parceiros envolvidos o relatório intercalar do estudo qualitativo e o estudo sobre a localização, que aponta o hospital para o concelho do Bombarral, o que é contestado por Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1