Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Ministério da Saúde sem calendarização para construção do novo hospital

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério da Saúde prevê para o mês de outubro a entrega do relatório final e do resultado do estudo relativo aos impactos sociais e económicos da criação do novo hospital do Oeste e a identificação de soluções para os polos do atual Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Não está garantido que o Orçamento de Estado de 2023 contemple o novo hospital

O Ministério da Saúde prevê para o mês de outubro a entrega do relatório final e do resultado do estudo relativo aos impactos sociais e económicos da criação do novo hospital do Oeste e a identificação de soluções para os polos do atual Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O relatório final será remetido ao Governo, sendo ainda “premente a definição de uma calendarização para construção do novo hospital”, refere o gabinete da ministra, numa resposta a uma interpelação do Bloco de Esquerda na Assembleia da República.

Para o Bloco de Esquerda, o Ministério da Saúde contorna a pergunta sobre a calendarização da obra e sobre as verbas. “Ficamos sem saber quais os planos do Ministério da Saúde após o relatório final do estudo e se o Orçamento de Estado de 2023 já trará algo de novo. Dada a situação do CHO, esta calendarização seria urgente, mas as populações ficaram sem resposta”, manifestou o partido.

Sobre o que está pensado para os atuais hospitais “a resposta volta a ser evasiva”.

Segundo o Ministério da Saúde, “o estudo qualitativo permitirá identificar um conjunto de possíveis utilizações para as atuais instalações, bem como analisará a possibilidade de articulação entre as atuais unidades de saúde da região e a configuração da oferta de cuidados de saúde”. “Concretamente, identificará quais as unidades do atual CHO que poderão complementar os serviços prestados no novo hospital, em função da solução que minimiza o movimento da população”, adiantou.

Tendo em vista a projeção do novo hospital, foi celebrado entre a Administração Regional de Saúde, o CHO e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste), em 9 de setembro de 2019, um acordo com vista à elaboração do estudo para definir o perfil, dimensionamento e localização.

No último trimestre de 2019 foi selecionada a Universidade Nova de Lisboa para a elaboração do estudo. No final desse ano, a Assembleia Municipal das Caldas da Rainha questionou a CIMOeste sobre a forma de escolha da entidade selecionada, defendendo que deveria ser adjudicada por concurso público.

Na sequência dessa interpelação foi entretanto lançado concurso público para aquisição do estudo, o qual foi alvo de impugnação, tendo a adjudicação ocorrido no final de julho de 2021.

Em junho de 2022 foram apresentados aos parceiros envolvidos o relatório intercalar do estudo qualitativo e o estudo sobre a localização, que aponta o hospital para o concelho do Bombarral, o que é contestado por Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara