Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Montra com pintura de criança em lágrimas envolvida pela bandeira da Ucrânia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O resultado de uma performance artística sobre a guerra na Ucrânia, através de uma criança em lágrimas envolvida pela bandeira, está à vista no vidro da loja da comunidade Prontos, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, num trabalho da autoria de C’Marie (Constança Bettencourt) e Egrito (João Margarido), que usaram a arte para “falar” do que se está a passar naquele território invadido pelo exército russo.
Pintura dos artistas Egrito e C’Marie

O resultado de uma performance artística sobre a guerra na Ucrânia, através de uma criança em lágrimas envolvida pela bandeira, está à vista no vidro da loja da comunidade Prontos, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, num trabalho da autoria de C’Marie (Constança Bettencourt) e Egrito (João Margarido), que usaram a arte para “falar” do que se está a passar naquele território invadido pelo exército russo.

“Esta ideia surgiu porque acreditamos que a arte é especial e é possível influenciar as pessoas. Não quisemos fazer esta arte só para que olhassem e dissessem que é bonita. É mais do que isso. Somos uma comunidade ativa na cidade, que não se fecha dentro de um forte. Aliás, o nosso forte é mesmo pensar e quem pensa deve partilhar”, afirmou Rui Vieira, da comunidade Prontos (Loja Apple, cafetaria Prontos e o co-working space IPremium), para justificar a iniciativa, para a qual convidou C’Marie e Egrito para executar.

“Mais do que bandeiras, países ou fronteiras, não nos podemos esquecer de que quem sofre com esta guerra são pessoas. Ao fazermos uma intervenção sobre a guerra, tinha sentido exprimir esta ideia”, explicou C’Marie.

Recorrendo a trinchas, cobriram o exterior da montra com as cores da bandeira da Ucrânia. Posteriormente colaram uma ilustração na parte de dentro e ficaria a descoberto depois de ser raspada a tinta da montra, fazendo surgir uma criança, que “acaba por ser a figura mais frágil da guerra e representa a comunidade, as famílias, os verdadeiros lesados e vítimas deste conflito, um povo cuja força e coragem são no mínimo inspiradoras”.

Para C’Marie, “a arte é também um reflexo da história e é super-importante que nós, artistas, não nos calemos e deixemos a nossa marca perante o que se está a passar”.

Egrito considera que o trabalho “acaba por falar por si, transmitindo a ideia de que as pessoas são quem sofre com as guerras, e todos somos contra isto mas parece que não sabemos travar”.

Os artistas têm ambos 30 anos e são naturais de Lisboa. O casal vive há diversos anos nas Caldas da Rainha. C’Marie licenciou-se em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tirou o mestrado em artes plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), enquanto Egrito fez a licenciatura e mestrado em design de produto e de ambientes na ESAD.CR. C’Marie e Egrito têm feito alguns trabalhos em conjunto, como por exemplo o mural que está pintado na fachada de um edifício em frente ao Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, ou as pinturas no muro circundante da Escola do 1º Ciclo do Bairro da Ponte e numa parede na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta