Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Leiria afastada da candidatura a Capital Europeia da Cultura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidatura que tem Leiria como primeira responsável não foi uma das escolhidas pelo júri para ser sujeita a uma derradeira seleção para representar Portugal em 2027 como Capital Europeia da Cultura.
A candidatura foi liderada pelo município de Leiria

A candidatura que tem Leiria como primeira responsável não foi uma das escolhidas pelo júri para ser sujeita a uma derradeira seleção para representar Portugal em 2027 como Capital Europeia da Cultura.

Desde 2016 que a candidatura estava a ser preparada, liderada pelo município de Leiria mas com a adesão de cinco municípios distribuídos por três comunidades intermunicipais distintas (Leiria, Oeste, Médio Tejo), dois politécnicos (Leiria e Tomar), uma associação empresarial (NERLEI) e a diocese de Leiria-Fátima.

Em princípios de 2019, estas entidades, entre as quais a Câmara das Caldas da Rainha, formaram a Rede Cultura 2027, tendo-se constituído equipas de trabalho que resultou no programa de candidatura que foi submetido ao júri internacional nomeado pela Comissão Europeia para deliberar sobre a cidade que virá a ser indicada por Portugal.

De acordo com a Rede, vai ser avaliado o impacto do afastamento no planeamento das atividades que estavam previstas.

“O compromisso da Rede Cultura 2027 será ajustado, em função dessa reflexão. Sem a comparticipação dos fundos a que o título de Capital Europeia da Cultura daria acesso, teremos igualmente de rever o modelo de financiamento da Rede”, avançou, assegurando, contudo, que “as equipas de trabalho constituídas manter-se-ão em atividade, tal como até aqui”, uma vez que “o grande projeto de cuidar do nosso património artístico, cultural e de conhecimento assim o exige”.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal revelou que Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram pré-selecionadas para o título de Capital Europeia da Cultura 2027 em Portugal, procurando suceder a Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Após uma reunião que se prolongou por quatro dias, um painel de peritos independentes recomendou a pré-seleção a partir de uma lista de doze cidades portuguesas candidatas ao título: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real.

“Uma cidade estar pré-selecionada para o título de Capital Europeia da Cultura já é uma realização positiva e pode resultar em benefícios culturais, económicos e sociais significativos, desde que a proposta faça parte de uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo orientada para a cultura”, referiu a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O painel reunirá novamente até ao final deste ano para recomendar qual a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura 2027.

Os critérios de seleção estabelecem que as cidades devem preparar um programa cultural com uma forte dimensão europeia, que promova a participação das partes interessadas da cidade, bem como dos seus vários vizinhos, e atraia visitantes de todo o país e da Europa. O programa deve ter um impacto duradouro e contribuir para o desenvolvimento a longo prazo da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1