Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 28° C
13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 30° C

Leiria afastada da candidatura a Capital Europeia da Cultura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidatura que tem Leiria como primeira responsável não foi uma das escolhidas pelo júri para ser sujeita a uma derradeira seleção para representar Portugal em 2027 como Capital Europeia da Cultura.
A candidatura foi liderada pelo município de Leiria

A candidatura que tem Leiria como primeira responsável não foi uma das escolhidas pelo júri para ser sujeita a uma derradeira seleção para representar Portugal em 2027 como Capital Europeia da Cultura.

Desde 2016 que a candidatura estava a ser preparada, liderada pelo município de Leiria mas com a adesão de cinco municípios distribuídos por três comunidades intermunicipais distintas (Leiria, Oeste, Médio Tejo), dois politécnicos (Leiria e Tomar), uma associação empresarial (NERLEI) e a diocese de Leiria-Fátima.

Em princípios de 2019, estas entidades, entre as quais a Câmara das Caldas da Rainha, formaram a Rede Cultura 2027, tendo-se constituído equipas de trabalho que resultou no programa de candidatura que foi submetido ao júri internacional nomeado pela Comissão Europeia para deliberar sobre a cidade que virá a ser indicada por Portugal.

De acordo com a Rede, vai ser avaliado o impacto do afastamento no planeamento das atividades que estavam previstas.

“O compromisso da Rede Cultura 2027 será ajustado, em função dessa reflexão. Sem a comparticipação dos fundos a que o título de Capital Europeia da Cultura daria acesso, teremos igualmente de rever o modelo de financiamento da Rede”, avançou, assegurando, contudo, que “as equipas de trabalho constituídas manter-se-ão em atividade, tal como até aqui”, uma vez que “o grande projeto de cuidar do nosso património artístico, cultural e de conhecimento assim o exige”.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal revelou que Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram pré-selecionadas para o título de Capital Europeia da Cultura 2027 em Portugal, procurando suceder a Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Após uma reunião que se prolongou por quatro dias, um painel de peritos independentes recomendou a pré-seleção a partir de uma lista de doze cidades portuguesas candidatas ao título: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real.

“Uma cidade estar pré-selecionada para o título de Capital Europeia da Cultura já é uma realização positiva e pode resultar em benefícios culturais, económicos e sociais significativos, desde que a proposta faça parte de uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo orientada para a cultura”, referiu a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O painel reunirá novamente até ao final deste ano para recomendar qual a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura 2027.

Os critérios de seleção estabelecem que as cidades devem preparar um programa cultural com uma forte dimensão europeia, que promova a participação das partes interessadas da cidade, bem como dos seus vários vizinhos, e atraia visitantes de todo o país e da Europa. O programa deve ter um impacto duradouro e contribuir para o desenvolvimento a longo prazo da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3