Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
9° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
10° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Fazer testes sem sair do carro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde. “A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho […]
Centro de Testagem à Covid-19 em regime drive-thru na Nazaré

O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde.

“A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local, encetou conversações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à instalação deste Centro de Testagem, entretanto autorizado, que esperamos que venha a ser mais um forte contributo do Município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, atualmente, dificuldades de acesso aos testes”, explicou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Através do acordo com este prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, “ficam criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro, que vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 no concelho da Nazaré”.

O sistema de testagem à Covid-19 é em regime drive-thru, com teste PCR por zaragatoa, convencionado com o Serviço Nacional de Saúde e com resultados comunicados até 48 horas (apesar de a nível nacional, nos últimos dias, tenham existido alguns atrasos, devido ao intenso ritmo de testagem), e testes rápidos antigénio. “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, indicou Henrique Henriques, diretor executivo do Grupo H Saúde, que detém a Policlínica da Benedita.

“O Centro, que terá capacidade para realizar mil testes semanalmente, destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, e irá funcionar, numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8h00 às 15h00”, referiu o responsável pelo Grupo H Saúde.

Aos domingos e feriados, os testes são realizados na policlínica, na Benedita.

O agendamento dos testes é feito por telefone ou pelo sítio na internet do grupo de saúde, que tem outro Centro de Testes drive-thru em Alcobaça, aberto há cerca de dois anos.

Em Alcobaça a testagem à Covid-19 está a ter uma elevada afluência, recolhendo 400 amostras por dia

Fazer dentro do carro é mais seguro, explicou a enfermeira Catarina Carreira: “Estamos num ambiente mais arejado e caso a pessoa tenha de tossir fá-lo para dentro da sua viatura”.

A profissional de saúde recomendou também que as pessoas não fiquem stressadas na altura da testagem. “Têm de vir mais relaxadas e tranquilas para facilitarem na altura do teste”, vincou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1