O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde.
“A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local, encetou conversações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à instalação deste Centro de Testagem, entretanto autorizado, que esperamos que venha a ser mais um forte contributo do Município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, atualmente, dificuldades de acesso aos testes”, explicou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.
Através do acordo com este prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, “ficam criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro, que vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 no concelho da Nazaré”.
O sistema de testagem à Covid-19 é em regime drive-thru, com teste PCR por zaragatoa, convencionado com o Serviço Nacional de Saúde e com resultados comunicados até 48 horas (apesar de a nível nacional, nos últimos dias, tenham existido alguns atrasos, devido ao intenso ritmo de testagem), e testes rápidos antigénio. “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, indicou Henrique Henriques, diretor executivo do Grupo H Saúde, que detém a Policlínica da Benedita.
“O Centro, que terá capacidade para realizar mil testes semanalmente, destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, e irá funcionar, numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8h00 às 15h00”, referiu o responsável pelo Grupo H Saúde.
Aos domingos e feriados, os testes são realizados na policlínica, na Benedita.
O agendamento dos testes é feito por telefone ou pelo sítio na internet do grupo de saúde, que tem outro Centro de Testes drive-thru em Alcobaça, aberto há cerca de dois anos.
Em Alcobaça a testagem à Covid-19 está a ter uma elevada afluência, recolhendo 400 amostras por dia
Fazer dentro do carro é mais seguro, explicou a enfermeira Catarina Carreira: “Estamos num ambiente mais arejado e caso a pessoa tenha de tossir fá-lo para dentro da sua viatura”.
A profissional de saúde recomendou também que as pessoas não fiquem stressadas na altura da testagem. “Têm de vir mais relaxadas e tranquilas para facilitarem na altura do teste”, vincou.
0 Comentários