Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
11° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
11° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Fazer testes sem sair do carro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde. “A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho […]
Centro de Testagem à Covid-19 em regime drive-thru na Nazaré

O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde.

“A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local, encetou conversações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à instalação deste Centro de Testagem, entretanto autorizado, que esperamos que venha a ser mais um forte contributo do Município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, atualmente, dificuldades de acesso aos testes”, explicou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Através do acordo com este prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, “ficam criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro, que vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 no concelho da Nazaré”.

O sistema de testagem à Covid-19 é em regime drive-thru, com teste PCR por zaragatoa, convencionado com o Serviço Nacional de Saúde e com resultados comunicados até 48 horas (apesar de a nível nacional, nos últimos dias, tenham existido alguns atrasos, devido ao intenso ritmo de testagem), e testes rápidos antigénio. “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, indicou Henrique Henriques, diretor executivo do Grupo H Saúde, que detém a Policlínica da Benedita.

“O Centro, que terá capacidade para realizar mil testes semanalmente, destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, e irá funcionar, numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8h00 às 15h00”, referiu o responsável pelo Grupo H Saúde.

Aos domingos e feriados, os testes são realizados na policlínica, na Benedita.

O agendamento dos testes é feito por telefone ou pelo sítio na internet do grupo de saúde, que tem outro Centro de Testes drive-thru em Alcobaça, aberto há cerca de dois anos.

Em Alcobaça a testagem à Covid-19 está a ter uma elevada afluência, recolhendo 400 amostras por dia

Fazer dentro do carro é mais seguro, explicou a enfermeira Catarina Carreira: “Estamos num ambiente mais arejado e caso a pessoa tenha de tossir fá-lo para dentro da sua viatura”.

A profissional de saúde recomendou também que as pessoas não fiquem stressadas na altura da testagem. “Têm de vir mais relaxadas e tranquilas para facilitarem na altura do teste”, vincou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de violência sobre companheira tinha armas de caça

Um homem de 64 anos foi detido em Lisboa por suspeitas de ter infligido, de forma reiterada, violência psicológica sobre a companheira, de 61 anos, com quem manteve uma relação de namoro durante um ano nas Caldas da Rainha.

cacadeiras

João Almeida em terceiro lugar na Volta à Catalunha

O ciclista caldense João Almeida (UAE-Emirates) mostrou estar em grande forma, ao ficar em terceiro lugar na Volta à Catalunha, em Espanha, contribuindo de forma decisiva para a vitória da sua equipa. À frente dele ficaram dois outros corredores de topo: O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o vencedor, e o belga campeão do mundo Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step/Bel), a seis segundos.

almeida 1

Cercipeniche pede ajuda através do IRS

A Cercipeniche - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, pede a ajuda dos contribuintes para doarem 0,5% do IRS, com o objetivo de angariar donativos para adquirir uma carrinha de transporte de pessoas com mobilidade reduzida para o Lar...