Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Fazer testes sem sair do carro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde. “A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho […]
Centro de Testagem à Covid-19 em regime drive-thru na Nazaré

O Centro de Testagem à Covid-19 da Nazaré abriu no passado dia 10, na Bonarte, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré. O serviço resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Policlínica Benedita – Grupo H Saúde.

“A presidência da Câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local, encetou conversações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à instalação deste Centro de Testagem, entretanto autorizado, que esperamos que venha a ser mais um forte contributo do Município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, atualmente, dificuldades de acesso aos testes”, explicou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Através do acordo com este prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, “ficam criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro, que vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 no concelho da Nazaré”.

O sistema de testagem à Covid-19 é em regime drive-thru, com teste PCR por zaragatoa, convencionado com o Serviço Nacional de Saúde e com resultados comunicados até 48 horas (apesar de a nível nacional, nos últimos dias, tenham existido alguns atrasos, devido ao intenso ritmo de testagem), e testes rápidos antigénio. “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, indicou Henrique Henriques, diretor executivo do Grupo H Saúde, que detém a Policlínica da Benedita.

“O Centro, que terá capacidade para realizar mil testes semanalmente, destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, e irá funcionar, numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8h00 às 15h00”, referiu o responsável pelo Grupo H Saúde.

Aos domingos e feriados, os testes são realizados na policlínica, na Benedita.

O agendamento dos testes é feito por telefone ou pelo sítio na internet do grupo de saúde, que tem outro Centro de Testes drive-thru em Alcobaça, aberto há cerca de dois anos.

Em Alcobaça a testagem à Covid-19 está a ter uma elevada afluência, recolhendo 400 amostras por dia

Fazer dentro do carro é mais seguro, explicou a enfermeira Catarina Carreira: “Estamos num ambiente mais arejado e caso a pessoa tenha de tossir fá-lo para dentro da sua viatura”.

A profissional de saúde recomendou também que as pessoas não fiquem stressadas na altura da testagem. “Têm de vir mais relaxadas e tranquilas para facilitarem na altura do teste”, vincou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia