Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

ACCCRO ofereceu 500 árvores às freguesias para reduzir pegada ecológica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram entregues na passada sexta-feira 500 árvores às 12 juntas de freguesia do concelho de Caldas da Rainha para compensar os gastos energéticos e ambientais associados ao projeto “Caldas, Rainha do Natal 2021”, promovido pela ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, em parceria com Câmara Municipal.
Entrega das árvores

Foram entregues na passada sexta-feira 500 árvores às 12 juntas de freguesia do concelho de Caldas da Rainha para compensar os gastos energéticos e ambientais associados ao projeto “Caldas, Rainha do Natal 2021”, promovido pela ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, em parceria com Câmara Municipal.

Com intuito de colmatar parte dos custos ambientais e reduzir a pegada ecológica decorrentes da iluminação de natal durante 55 dias, a ACCCRO decidiu doar 25 carvalhos espécie alvarinho, por cada megawatt consumido durante o evento, o que perfaz os 500 exemplares para serem plantados em locais selecionados por cada junta de freguesia.

Esta distribuição das árvores, que decorreu a par de ações de sensibilização para as questões ambientais e ecológicas, tem como objetivo transformar “este ato simbólico num marco histórico associado a este projeto”, explicou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes.

De acordo com a associação de comerciantes, “estimamos que gastamos cerca de 18,3 mega watt em consumo energético pelos 55 dias de luzes ligadas no âmbito do projeto ‘Caldas, Rainha do Natal 2021’”, de acordo com os valores dos 18 contadores espalhados pela cidade para este projeto, com leituras individuais no final do mês de novembro.

A eficiência energética, por sua vez, também se reflete “numa poupança de 14 megawatts, cerca de 80%, face às tradicionais lâmpadas incandescentes”.

A associação recorreu a cerca de 18.750 garrafas de plástico, que “foram poupadas de ir para o lixo” para serem utilizadas em decorações natalícias e pinheiros colocados como adorno de rua, e ainda selecionou uma empresa que “prima pelos princípios de poupança e sustentabilidade do território nos projetos que executa, princípios esses em que também nos revemos”. “Tudo isto mostra a nossa preocupação com a causa ambiental”, frisou o presidente da ACCCRO, adiantando que “não vamos conseguir anular tudo, mas queremos que seja um evento ainda mais amigo do ambiente”. Presente na ação de distribuição e sensibilização também esteve o presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, que afirmou que “esta é uma iniciativa representativa daquilo que pensamos não só nesta época natalícia, como também aquilo que será o nosso mandato, em que todos devemos de ter mais cuidado e atenção com o ambiente”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura