Depois de ter conquistado três títulos de campeã nacional há cerca de um mês, a Escola de Karting do Oeste (EKO) – em parceria com a Birel ART Portugal – voltou a ser uma das grandes protagonistas da Taça de Portugal de Karting, disputada no último fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria.
A equipa sedeada no Bombarral dominou na categoria Iniciação e subiu ao pódio em mais seis categorias, estando na luta pela vitória em praticamente todas as classes que, no seu conjunto, reuniu noventa participantes.
Lourenço Antunes foi o mais rápido nos treinos cronometrados e o seu colega de equipa Martim Gomes venceu as duas mangas de qualificação, a Pré-Final e a Final, conseguindo assim esta época a tão desejada ‘dobradinha’, já que o piloto sagrou-se campeão nacional em outubro. Lourenço Antunes – que rubricou a volta mais rápida na Final – também tinha razões para se orgulhar da prova que fez, dado que esteve sempre na luta pela vitória, cruzando a meta na segunda posição, praticamente ‘colado’ ao seu colega de equipa Martim Gomes.
Na categoria Cadete 4T, a equipa sedeada no Bombarral também alcançou um excelente resultado através de José Pedro Pinto. O piloto – que fez a sua segunda prova oficial – depois de ser o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados, foi sempre segundo classificado quer nas mangas de qualificação quer na Pré-Final, assim como na Final.
Na categoria X30 Mini, Gustavo da Silva – que venceu a edição 2020 da Taça de Portugal – depois de ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados e terceiro classificado após as duas mangas de qualificação, na Pré-Final cruzou a meta no segundo posto, enquanto que na Final foi o primeiro a ver a bandeira xadrez. Contudo, o piloto de Cascais acabou por ser penalizado com três segundos, por alegada saída parcial dos corredores no momento da partida, sendo assim quarto classificado.
Diogo Caetano, apesar de ter enfrentado várias contrariedades, correu atrás do prejuízo, depois de ser 12.º classificado na Pré-Final. Na corrida decisiva, o piloto da EKO/Birel ART Portugal recuperou várias posições e esteve a discutir até final o top-5, acabando, contudo, por ser sétimo classificado.
Santiago Alves também garantiu o lugar intermédio do pódio na categoria Júnior. O piloto começou por ser o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados e foi segundo classificado após as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, Santiago Alves foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização relegou-o para o sétimo posto. Na Final, o piloto da EKO/Birel ART Portugal fez uma excelente corrida e conquistou o segundo lugar na Taça de Portugal de Karting de 2021.
Na categoria X30 (Sénior), disputada por 30 pilotos, Frederico Peters, campeão nacional em título, era naturalmente um dos favoritos à vitória e provou isso mesmo. Depois de ser o segundo mais rápido nos treinos cronometrados, foi quinto classificado após as duas mangas de qualificação, tendo na Pré-Final cruzado a meta no terceiro posto. Na corrida decisiva, o piloto de Évora esteve na liderança, mas acabou por ser terceiro classificado.
Quem também esteve no comando da Final da categoria X30 (Sénior) foi Ivan Domingues. Contudo, o piloto – que foi o mais rápido nos treinos cronometrados, que terminou as mangas de qualificação na primeira posição e venceu a Pré-Final – acabou por se ver envolvido num incidente no último terço da corrida, que o fez cair para a sexta posição, sendo depois penalizado e relegado para o 11.º lugar. Mário Borges, que não teve sorte quer nos ‘cronos’ quer nas mangas de qualificação, foi 10.º classificado na Pré-Final e depois terminou a Final em sexto lugar, colado ao grupo que discutia o terceiro posto.
João Fernandes garantiu mais um segundo lugar do pódio para a EKO/Birel ART Portugal na categoria X30 Master. O piloto não teve muita sorte nos treinos cronometrados e nas mangas de qualificação, mas depois foi terceiro classificado na Pré-Final e garantiu o segundo lugar na Final.
Ricardo Borges – campeão nacional em título – foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter à geral e na Sénior e venceu as duas mangas de qualificação. Contudo, um incidente na Pré-Final fez com que fosse penalizado e caiu para o nono lugar. O piloto recuperou na Final até à segunda posição e esteve sempre a pressionar o líder para sair vitorioso, mas acabou por ser segundo classificado, com uma desvantagem de 83 milésimos de segundo.
Elias Barros, que nos treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter Master obteve o segundo melhor tempo, foi segundo classificado após as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, o piloto garantiu o segundo lugar e na Final voltou a estar forte ao ver a bandeira xadrez na segunda posição, garantindo assim mais um lugar no pódio para a equipa do Bombarral.
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