Sem público a assistir, a comitiva de autarcas caldenses era apenas constituída pelo presidente da Câmara, Tinta Ferreira, por Pedro Marques em substituição do presidente da Assembleia Municipal e pelos presidentes das uniões de freguesia, Vítor Marques e Jorge Varela. O acompanhamento musical foi proporcionado por três elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, na altura em que foram hasteadas as bandeiras. De seguida, em frente à Câmara, houve uma largada de pombos.
“Apesar da pandemia é com alegria que estamos a assinalar o 25 de abril nas Caldas”, afirmou o presidente da Câmara, revelando que o fizeram com o lema “por favor não venham comemorar connosco”. “Hoje infelizmente não podemos comemorar o 25 de abril como é habitual, mas o que quisemos fazer com estas iniciativas foi dizer que a revolução foi importante e que não esquecemos aqueles que fizeram o derrube da ditadura em 1974”, referiu Tinta Ferreira.
Este ano coube à União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro (que intercala com a União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório) a organização das celebrações.
O presidente dessa autarquia, Jorge Varela, disse que “num momento que todos nós estamos com a nossa liberdade tão limitada por causa desta pandemia é muito importante assinalar simbolicamente o dia que para Portugal representa a democracia”.
Houve também a deposição de flores na estátua da Rainha D. Leonor.
A união de freguesias organizou, em parceria com a câmara municipal e o Centro da Juventude das Caldas da Rainha, o evento “Caldas Jovem”, que manteve o concerto “25 de Abril Jovem”, com o dj Stereossauro transmitido online no Instagram. O caldense Tiago Norte atuou a partir de casa, nas Caldas da Rainha, e segundo Jorge Varela, “as reações foram boas”.
À tarde, a Banda Comércio e Indústria, que normalmente realiza um concerto em frente ao Hospital Termal, deu um concerto online, com cada um dos músicos a tocar a partir de casa.
O Coral das Caldas da Rainha, com Joaquim António Silva, também apresentou uma peça na internet.
0 Comentários