“A candidatura a financiamentos foi apresentada, estando em processo de avaliação”, explica o presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acrescentando que se deu “o primeiro passo, que incorpora as alterações e loteamento” com a aprovação do projeto, que “cumpre um desígnio há muito necessário e um objetivo continuamente perseguido durante os últimos anos para que se possam dar condições adequadas aos que chegam por via rodoviária à Nazaré”. Com uma estimativa orçamental de 994.089,92 euros (IVA incluído) e uma comparticipação de fundos europeus estimada em 844.976,43 euros, este projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Nazaré, no âmbito da promoção de estratégias de baixo teor de carbono. Projetado para um terreno municipal na Avenida do Município, junto à Biblioteca Municipal, próximo do centro e da praia, terá como função fazer o interface entre as carreiras urbanas e de acesso às povoações vizinhas e as carreiras nacionais da rede de expressos, a futura ciclovia da Avenida do Município, e a mobilidade pedonal aos principais equipamento e serviços do concelho. Prevê, também, a instalação de um posto de bicicletas elétricas, funcionando como um hub de mobilidade. A localização apresenta-se próxima do centro da vila e da praia, o que permite e promove uma boa utilização pela população, vindo este equipamento substituir o equipamento existente, provisório por longos anos, sem as condições dignas e necessárias para a prestação de bons serviços às populações, residentes e turísticas. Este equipamento, contribuirá para a melhoria da rede de interface e redução do tempo de transporte por maior operacionalização logística, que hoje em dia é caótica, atendendo às condições atuais operacionais e à crescente procura deste concelho como destino turístico. Dotado das condições de conforto e de trabalho necessárias, pretende-se que o futuro equipamento acompanhe os novos tempos e dê a réplica adequada aos desafios que nos são colocados enquanto habitantes das vilas. Esta operação responderá de forma qualificada e integrada às necessidades atuais e futuras da população abrangida, pela melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social, atendendo à realidade demográfica e dinâmicas económicas. São ainda objetivos da operação contribuir para o alcance das metas de realização e resultados do Centro 2020, através dos indicadores de realização e resultado expressos na candidatura a fundos comunitários.
Novo terminal rodoviário vai ser construído na Nazaré
8 de Janeiro, 2020
A Nazaré vai construir um novo Interface de Transportes Públicos. O projeto de execução (arquitetura e especialidades), desenvolvido a partir da identificação das necessidades e do reconhecimento do local de intervenção, bem como das premissas e objetivos do município, foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Centro de Interpretação do Geoparque Oeste reabre
O CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste reabre ao público no dia 16 de janeiro, marcando o regresso de um espaço único dedicado ao território do Oeste Geoparque Mundial da UNESCO.
Gaeirense Basket segue em frente em três fases finais
O Gaeirense Basket segue em frente nas fases finais do campeonato distrital em diversos escalões, ao conseguir derrotar os adversários que encontrou pela frente.
Romaria de Santo Antão para comer e fazer promessas
A Romaria de Santo Antão, em Óbidos, realiza-se no dia 17 de janeiro, como manda a tradição. Este evento, que combina devoção religiosa com momentos de confraternização, reúne anualmente milhares de participantes. É uma celebração que integra o Feriado Municipal de Óbidos, marcada por alegria, partilha e costumes únicos.
0 Comentários