Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Câmara gasta 27.950 euros para apoiar filme com iluminações de natal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vereadores do PS na Câmara das Caldas, Luís Patacho e Jaime Neto, abstiveram-se na votação da proposta de apoio apresentada pela produtora Santa Rita Filmes, para a realização de um filme de natal com gravações das imagens das iluminações de natal das ruas em Caldas da Rainha, a transmitir na SIC no dia de natal, num investimento camarário de 27.950 euros.

Os socialistas consideram que esta proposta de apoio para a produção de um filme “é muito vaga relativamente ao seu conteúdo e enquadramento espacial, dado que apresenta um guião muito genérico, não apresenta nenhum esboço nem descrição dos planos a rodar no espaço urbano das Caldas da Rainha, nem se percebe qual é a relação das imagens das iluminações de natal com os personagens e a história”.

Os autarcas consideram, por isso, que não têm elementos concretos para avaliar os eventuais benefícios que poderão resultar para a imagem da cidade e concelho com este apoio.

Entendem também que o investimento camarário “é uma verba elevada”.

Abstenção em transferência de farmácia

Luís Patacho e Jaime Neto também se abstiveram relativamente à emissão de parecer da Câmara Municipal das Caldas da Rainha sobre a transferência de instalações da Farmácia Caldense, da Praça 5 de Outubro, nº 7 para a Rua Vitorino Fróis, nº 57.

No seu entender, a transferência “tem impactos simultaneamente positivos e negativos sobre a necessidade de salvaguardar a acessibilidade das populações aos medicamentos, a sua comodidade, bem como a viabilidade económica da farmácia”.

Os vereadores do PS consideram que a transferência da farmácia “de uma praça central das Caldas da Rainha para uma rua com intenso tráfego rodoviário, tem um impacto negativo na salvaguarda e comodidade da acessibilidade das populações aos medicamentos, nomeadamente das populações mais idosas e que se deslocam prioritariamente a pé ou em transporte público”.

De acordo com os autarcas, o espaço na Rua Vitorino Fróis “oferece pouca comodidade e qualidade no acesso, nomeadamente pedonal, mas também há poucos lugares de estacionamento automóvel disponíveis no interior do lote, para além do problema acrescido das entradas e saídas dos automóveis”.

Apontam, por outro lado, que a transferência da farmácia “tem um impacto negativo na vivência urbana da Praça 5 de Outubro, dado que diminui a oferta de serviços e a desejável diversificação económica e social nesta Praça”.

No entanto, acham que há alguns efeitos positivos nesta transferência, nomeadamente o facto de não haver farmácias no bairro das Águas Santas e também o facto da localização proposta se situar perto da futura Unidade de Saúde Familiar de Santo Onofre, podendo vir a constituir um elemento positivo no processo de requalificação urbana deste bairro.

Recomendam, por isso, “mais e melhor investimento camarário nos planos de acalmia do trânsito, nomeadamente na Avenida Luís Paiva e Sousa e na Rua Vitorino Fróis, a criação de zonas 30 e a implementação de sistemas de mobilidade suave que favoreçam as deslocações a pé e em bicicleta”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.