Cerca de trinta pessoas participaram na iniciativa da lista “Bordalo”, sem fins competitivos e de modo a apoiar o movimento anual “Movember”. A corrida/caminhada teve início no campo da escola. Para o aquecimento e preparação decorreu uma aula de Body Combat, dinamizada pelo Fitness Factory.
O percurso era simples, com apenas uma volta ao recinto escolar (um quilómetro), onde os alunos correram e caminharam de bigode. Aliás, o bigode é um dos símbolos do movimento “Movember” e ainda detalhe característico do artista Rafael Bordalo Pinheiro.
O presidente da lista “Bordalo” e um dos responsáveis pela iniciativa, João Jacinto, disse que “achámos importante associarmo-nos ao movimento “Movember”, que todos os anos decorre durante o mês de novembro”.
O movimento teve origem na Austrália há doze anos e hoje tem mais de um milhão de seguidores em todo o mundo. Com esta iniciativa, a Fundação Movember procura angariar fundos para ajudar a financiar campanhas de saúde e alertar a população masculina para a importância das consultas médicas de rotina, na prevenção de diagnósticos fatais, como o cancro da próstata.
“Este movimento lança o desafio de os homens deixarem crescer o bigode, de modo a sensibilizar as pessoas e o mundo para os problemas de saúde que afetam os homens, como o cancro da próstata e não só”, adiantou o responsável pela lista B. Assim, esta corrida simbólica, sem nenhum prémio, teve como objetivo “tentar chegar ao coração das pessoas para esta causa nobre”.
Em Portugal, o cancro da próstata é a terceira maior causa de morte oncológica, pois aproximadamente 50% dos homens com mais de 70 anos e praticamente todos os homens com mais de 90, têm cancro da próstata. Estima-se que um em cada seis homens terá diagnóstico de cancro da próstata ao longo da sua vida mas e um em cada 35 virá a falecer desta doença.
Apesar da boa adesão de participantes na iniciativa, João Jacinto lamenta que os cidadãos não se juntem mais para este tipo de causas solidárias. De acordo com vários alunos participantes da corrida, esta iniciativa é uma “boa forma de convívio e de sensibilização, com um belo bigode, para chamar a atenção dos homens para a importância de fazer o exame de próstata”.
Ao longo da semana decorreram várias atividades no recinto escolar, desde música, festas, exposições e debates, para os alunos da escola elegerem os próximos representantes para a Associação de Estudantes. Segundo a Lista Bordalo, as suas propostas passam por três categorias: melhorar a motivação escolar dos alunos, dar oportunidade de os mesmos poderem expor os seus trabalhos e, por fim, estabelecer parcerias com empresas públicas/privadas na comunidade municipal, para que os alunos tenham apoios e sejam incentivados a participar e a expor o seu trabalho.
Rafael Almeida, presidente da Assembleia Geral da outra lista concorrente, a lista O (Originais), também frisou que a sua lista procura dinamizar a escola e tentar arranjar um consenso entre alunos e a direção, de forma a melhorar as condições a nível logístico.
Mariana Martinho
0 Comentários