Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

Energia fantasma

Vânia Campizes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O consumo excessivo de energia elétrica, e principalmente os consumos desnecessários, são proporcionais ao aumento do valor da fatura de energia e à degradação do meio ambiente manifestado através das alterações climáticas.

A DECO encontra-se a desenvolver a campanha “Energia Fantasma”, uma campanha informativa apoiada pela ERSE (PPEC 2013/2014) e que tem como objetivo informar, sensibilizar e motivar os consumidores para uma utilização eficiente da energia elétrica fornecendo dicas para uma melhor gestão de consumo elétrico, com vista à alteração de comportamentos que contribuam para a redução da fatura de energia elétrica e consequente redução da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Esta campanha é direcionada para alunos do 2º,3º, ciclo, secundário e profissional e comunidade em geral, em especial para consumidores frequentadores de IPSS, residentes em bairros sociais ou carenciados.

Desde outubro de 2014 a delegação de Santarém já levou esta informação a junto de mais de 50 escolas e mais de 300 consumidores do distrito. Os consumidores saem destas sessões de esclarecimento com novas dicas de poupança energética e com vontade de as aplicar.

Deixo-vos alguns exemplos de dicas que podem ser encontradas numa sessão: Carregadores (telemóvel, portátil, Tablet): Sempre que deixar este aparelho ligado à corrente (sem que seja para carregar o equipamento que lhe pertence) o consumo de energia será contínuo, com a evolução da tecnologia o consumo tende a ser cada vez menor mas existe; Stand-By – energia que o consumidor paga e não utiliza, as luzinhas que os aparelhos emitem sem que estejam a ser utilizadas podem custar-lhe caro, pois para que haja a emissão das luzes tem de haver consumo de energia, energia esta que ninguém utiliza. Deixo como exemplo as boxes de gravação que possuem até vários stand-by num só equipamento. Este equipamento pode custar-lhe ao final do ano cerca de 15 euros por estar diariamente ligado à corrente.

Como resolução destes problemas o consumidor pode optar por desligar os equipamentos diretamente das tomadas ou com o auxílio de uma extensão de botão ON-OFF entre outras soluções disponíveis no mercado.

Com estes pequenos gestos e outros divulgados no decorrer das sessões o consumidor pode melhorar os seus consumos reduzindo significativamente o valor mensal da fatura de energia elétrica e contribuindo para o melhoramento ambiental.

Cuidar do meio ambiente é dever de todos os cidadãos, se cada um de nós fizer a sua parte juntos teremos um mundo melhor.

Vânia Campizes

Técnica de Projeto Energia Fantasma

Delegação Regional de Santarém da DECO – Defesa do Consumidor

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo