Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
11° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Maria de Lourdes Modesto apresentou o novo livro “Sabores com Histórias” nas Caldas da Rainha

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) recebeu a referência da culinária portuguesa, Maria de Lourdes Modesto.
Mojito do Oeste

O almoço do restaurante pedagógico, no dia 20, teve como mote o novo livro de Maria de Lourdes Modesto, protagonizado por cerca de 40 alunos do 3º ano do curso de cozinha e do curso de restauração e bebidas.

Os convidados puderam apreciar à chegada o Mojito do Oeste, feito com ginja de Óbidos, limão, hortelã e água Castelo pelos alunos orientados pela formadora de Restauração e Bebidas, Marisa Rosa.

Salada de abacate, tomate e queijo fresco foi a entrada escolhida pelos alunos e pelo chef Frederico Ferreira, seguindo-se lombinhos de porco com pêra rocha, legumes e batata assada.

Para terminar o almoço foi servido pudim de mel e azeite com sumo de laranja.

Maria de Lourdes Modesto relembrou os tempos de juventude, em que vinha várias vezes às Caldas da Rainha passear. “Costumava beber café na Pastelaria Baia”, disse.

No final do almoço, Maria de Lourdes Modesto mostrou-se entusiasmada por ter provado as suas receitas feitas pelos alunos. “Os pratos foram bem escolhidos e bem confecionados”, avaliou, indicando que “a carne estava macia, a pêra muito bem trabalhada e o prato estava leve e nutritivo”.

Antes do almoço a escritora, apaixonada pela loiça das Caldas, não perdeu a oportunidade de visitar as Faianças Bordallo Pinheiro. “Adoro a loiça das Caldas e tenho várias peças”, disse. “Hoje comprei várias andorinhas para a minha casa e uma jarra também com andorinhas” e lamentou não poder adquirir um cogumelo em cerâmica “por incompatibilidade do sistema informático da loja”, referiu.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, tal como vários alunos e professores da escola, não perdeu a oportunidade de ver autografado o livro “Receitas tradicionais Portuguesas”. “Os alunos veêm a autora como uma referência na área da culinária e gastronomia”, disse o diretor da escola, acrescentando que “Maria de Lourdes modesto foi uma pioneira no que diz respeito aos assuntos gastronómicos em Portugal, da tipificação e caracterização das diversas formas de gastronomia de todo o país e por regiões”.

As aulas do segundo ano do curso técnico de cozinha e pastelaria, coordenadas pelo chefes Luís Tarenta e Frederico Ferreira têm como base o livro “Cozinha tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto. Faz parte do programa a cozinha tradicional portuguesa e o planeamento das aulas através do livro.

Sessão de autógrafos nos CTT

Da parte da tarde, Maria de Lourdes Modesto marcou presença nos CTT das Caldas da Rainha para uma sessão de autógrafos.

Muitos foram aqueles compraram livros para oferecer a familiares e amigos no Natal.

Maria de Lourdes Modesto foi a primeira mulher apresentar um programa em Portugal em 1958, a convite da RTP. Esteve à frente, durante 12 anos, do programa de culinária, devido ao seu estilo particular, de improviso e criatividade.

Aos 84 anos, a professora de trabalhos manuais recorda que foi na cozinha que dedicou maior parte da sua vida.

Os CTT pretenderam “reforçar o conceito de venda de livros e dinamizar a loja através da sessão de autógrafos”, afirmou João Moniz, diretor dos CTT das Caldas da Rainha.

Sete alunos do 2º ano do curso de restauração e bebidas estiveram presentes na sessão de autógrafos nos CTT, com um cooktail temático com várias receitas da autora.

“Temos uma parceria local com a EHTO, que queremos repetir “, revelou João Moniz.

“Os CTT estão a explorar a área editorial e como tal ficaram algumas ideias para futuras parcerias entre os CTT e a EHTO”, afirmou Daniel Pinto.

Caixa:

Vencedora do concurso de Maria de Lourdes Modesto

Maria Helena Pereira, 88 anos, foi a vencedora do concurso de televisão, apresentado por Maria de Lourdes Modesto, em 1961, na RTP.

Foi com a receita de “lagosta suada” que Maria Helena Pereira ganhou o primeiro prémio do concurso da Estremadura. A origem da receita é dos faroleiros das Berlengas, em Peniche, e segundo Maria Helena Pereira, “é uma boa receita de família”.

Posteriormente e como forma de recompensa, Maria de Lourdes Modesto publicou no livro “Cozinha tradicional Portuguesa” as receitas vencedoras de cada região.

O livro é o resultado de uma recolha do receituário tradicional, realizado durante um ano, em que centenas de pessoas de todas as zonas do país concorreram.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados