Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

Centro de Dia do Coto poderá abrir no verão após anos à espera de licenciamento

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Dia do Coto, situado num terreno junto ao cemitério e jardim de infância da localidade, que foi construído em 2005, ainda não abriu à população local. Com dezenas de pessoas inscritas, a valência, com capacidade para 30 utentes, continua de portas fechadas. O fato desta unidade não ter o processo de licenciamento concluído está a suscitar alguma polémica entre os munícipes, que alegam que existem muitos idosos à espera que o Centro de Dia abra.
Construído em 2005, aguarda licenciamento para poder começar a funcionar

Na última edição foi publicada uma carta ao editor de uma residente do Coto que demonstrou a sua revolta em relação à valência estar encerrada. “Será que é mais uma obra patrocinada pelo Estado a ficar aos ratos?”, questionou.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o último ex-presidente da Junta, Carlos Cravide, e atual representante do Coto no executivo da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, revelou que no dia 19 de março, pelas 10h30, decorrerá a última vistoria com as entidades da Segurança Social e Câmara Municipal. O autarca acredita que se tudo correr bem com a vistoria, o Centro de Dia abrirá portas no verão de 2014.

Recorde-se que o edifício para o centro do Dia do Coto foi construído no mandato de Carlos Rodrigues, que era na altura o presidente da Junta de Freguesia. O orçamento que constava no projeto inicial para a obra era de cerca de 250 mil euros. A verba que se gastou para o edifício e telhado foi assegurada através de uma permuta com um lote que a Junta detinha numa urbanização. Um construtor fez a obra à troca do lote.

Para a segunda parte da obra (acabamentos, arranjos exteriores e equipamento), a Câmara participou com 50%, como aconteceu noutras freguesias do concelho. Também houve verba angariada com eventos que decorreram na localidade.

O objetivo é que a valência abrisse com o estatuto de IPSS e para isso foi constituída a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto, cujo presidente da direção é Carlos Rodrigues.

Carlos Cravide ganhou a presidência da Junta de Freguesia do Coto em 2009 e recorda que abrir o Centro de Dia era uma das suas promessas da campanha eleitoral. “Quando comecei a tratar do licenciamento apercebi-me que nem a Câmara nem a Segurança tinham o processo”, revelou Carlos Cravide, acrescentando que “em 2010 a lei perante as IPSS’s tinha mudado, portanto foi necessário fazer obras de adaptação nas casas de banho, que foram feitas pela Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto”. O autarca referiu ainda que toda a burocracia atrasou o processo.

Carlos Cravide, que é também presidente da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto, tem esperança que o equipamento seja inaugurado no verão.

Segundo o autarca, o edifício está todo equipado, estando só a faltar algumas máquinas na rouparia. Depois de abrir o Centro de Dia espera também conseguir ter a valência de apoio domiciliário.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica Terrace celebra 1º aniversário com tratamentos inovadores

A Clínica Terrace by Dra. Mara Marques celebrou no passado dia 20 de dezembro, o seu primeiro aniversário.
Mara Marques, responsável pela clínica e especialista em Medicina Geral e Familiar, com vasta experiência nas áreas de obesidade e diabetes, descreveu o primeiro ano como “muito gratificante e marcado por um crescimento contínuo”. “Desde a inauguração, temos trabalhado para oferecer um conceito diferenciado de saúde e bem-estar nas Caldas da Rainha, priorizando a empatia e um atendimento personalizado”.

Mara 1