Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Festival de cocktails juntou veteranos e juniores

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Barmen veteranos, o mais velho com 76 anos, participaram num concurso de cocktails, que serviu para transmitir conhecimentos aos mais novos, que também concorreram.
Houve vinte concorrentes

O evento, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, pretendeu igualmente chamar a atenção para a importância da profissão para o sector do turismo.

Oito concorrentes do 1º Festival de Cocktails de Veteranos eram profissionais do setor com idade superior a 49 anos. Havia também uma categoria júnior com doze candidatos à profissão de Barman/Barmaid, com idade até aos 30 anos. Mais do que um concurso, o evento pretendeu sublinhar a importância do papel do barman no sector do turismo.

“Portugal é um país de turismo por excelência e os barmen têm um papel muito importante e o nosso intuito é partilhar conhecimentos e motivar os mais jovens para continuarem esta caminhada com profissionalismo e qualidade rumo à excelência”, declarou Francisco Guerreiro, da Associação Barmen Barlavento Arade, de Portimão.

As escolas de hotelaria e turismo têm vindo a apostar no serviço de bar, destacou Daniel Pinto, director da EHTO. “Temos tido em Portugal em Portugal uma preponderância da área de técnicas de cozinha e entendemos que é importante equilibrar com as profissões relacionadas com o serviço de bar, é por isso que existe um curso técnico de restauração e bebidas”, apontou.

Mas para além da escola, o objetivo é que os mais novos aprendam com os veteranos. “Nós não tínhamos o privilégio de ter escolas como hoje há espalhadas por todo o país. A nossa escola era aquilo que os mais velhos nos transmitiam para apontarmos num caderninho e assim nos fizemos profissionais”, afirmou Joaquim Sabino, presidente do júri do 1º Festival de Cocktails de Veteranos, natural da Serra d’El Rei.

E apesar de esta já não ser uma profissão só de homens, na competição na EHTO não apareceram barmaids. Mas seja de que sexo forem, os profissionais não servem apenas para preparar bebidas. “Há um dito segundo o qual um barman é quase com um padre, um bom conselheiro e um bom psicólogo para cliente”, faz notar Manuel Silva, supervisor de bar do Hotel Costa da Caparica.

Neste concurso na região Oeste os participantes tinham de preparar quatro bebidas, no tempo máximo de sete minutos. As receitas deviam ser originais e incluírem Pera Rocha do Oeste ou Maçã de Alcobaça.

O júri avaliou a apresentação global, o aroma e a degustação. A avaliação técnica teve em conta a apresentação pessoal, atitude e gestos técnicos, queda de garrafas ou utensílios, o manuseamento dos utensílios ou produtos, a alteração da receita original, a organização da mesa de trabalho e o tempo.

Resultados:

Veteranos

1.º Lugar – Francisco Guerreiro, Algarve, “Dream Castle”

2.º Lugar – Emídio Rodrigues, “Emídio´s Art”

3.º Lugar – José Júlio Gonçalves, Setúbal, “West Love”

Juniores

1.º Lugar – Nuno Carreira

2.º Lugar – Luís Estevens, “Zaphir”

3.º Lugar – Luís Lopes, “Poder da Natureza”

Prémio melhor técnica: Luís Lopes

Prémio melhor decoração: Luís Estevens

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

1º Torregri de Cadetes nas Piscinas Municipais

Teve lugar a 14 de dezembro, nas piscinas municipais das Caldas da Rainha, o 1º Torregri de Cadetes, que contou com a participação de 163 atletas, representando 12 equipas da região.

TORREGRI