Símbolo do atletismo popular no nosso país, a 39ª Meia Maratona Internacional da Nazaré juntou 1464 atletas numa prova que decorreu sob um sol quente de outono e com grande entusiasmo do muito público espalhado ao longo do percurso, entre a Marginal da Nazaré e Famalicão (e retorno).
O entusiasmo começou logo na linha de partida, onde Rosa Mota, madrinha da prova, Garrett McNamara deram o tiro de arranque.
O surfista e a esposa Nicole juntaram-se mesmo à corrida durante alguns quilómetros, com o objetivo de promover o desporto para todos e a adoção de hábitos de vida saudável.
Rosa Mota mantém-se a detentora do record feminino da prova, obtido em 1989, com o tempo de 01:10:31. O record absoluto pertence a Elijha Yator, com 01:02:42.
Correu-se também 18ª Volta à Nazaré (prova de 7 kms) e a 8ª Caminhada, na extensão de quatro quilómetros, que envolveram cerca de 350 participantes.
Conhecida no mundo do atletismo como a “mãe” das meias maratonas em Portugal, a “Meia” da Nazaré foi a primeira a realizar-se no nosso país, em 1975. Atualmente, mantém o seu caráter popular, assumindo-se como uma das grandes festas da corrida de estrada.
0 Comentários