Tanto no norte como no centro do país, passando também por Lisboa e Vila Nova de Milfontes, a equipa da Cap Magellan percorreu mais de 4000 quilómetros num Toyota Yaris cedido pela marca Toyota e num outro veiculo cedido pela rent-a-car Avis, especialmente para a campanha, para informar sobre o código da estrada, para alertar sobre os perigos daí decorridos e sobre as precauções a ter, para distribuir material informativo (Guias de verão 2012, folhetos, testes de álcool, coletes retroreflectores, medidores de pressão dos pneus, canetas, porta-chaves, bebidas refrigerantes sem alcool…).
À saída das discotecas os condutores “sopravam no balão” para verificar as taxas de alcoolemia.
De Valença a Vilar Formoso, passando por Vila Verde da Raia, de Viana do Castelo a Lisboa, passando por Fafe, Chaves, Vidago, Guimaraes, Braga, Régua,Figueira de Castelo Rodrigo, Figueira da Foz, Coimbra, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Fátima, Vieira de Leiria, Pedrógão, São Pedro de Moel, Sintra, e até Castelo Branco e Vila Nova de Milfontes, era difícil não se cruzar connosco.
Se não nos viu numa das áreas de serviço portuguesas, em França ou Espanha, ou no norte de Portugal, ou nas fronteiras, encontraram-nos certamente em lugares turísticos como nas praias, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima ou então no Palácio da Pena de Sintra…
Ou, para os amantes da diversão noturna, estivemos também presentes à saída de várias discotecas, nomeadamente nos bares do centro histórico de Guimarães (à margem do Encontro europeu de jovens lusodescendentes organizado pelo nosso parceiro CCPF), na The Club de Fafe, na Lagars de Braga, na Platz e na BB Club – Biblioteca Bar de Chaves e numa noite muito especial em parceria com Costa do Sol na Palace Kiay de Pombal. Alguns lembravam-se
inclusive de nos terem encontrado aquando do lançamento da campanha, no dia 6 de julho na discoteca La Costa na região parisiense de Villeneuve-St-Georges. E muitos viram ainda a nossa participaçao no programa «verão Total» da RTP em direto de Fátima, no dia 13 de agosto, dedicado especialmente ao emigrante, e na presença do nosso padrinho 2012, o apresentador José Carlos Malato.
Outros recordam-se das reportagens divulgadas nos canais RTP, SIC e TVI e ouviram ainda os anúncios de segurança rodoviária divulgados pelas rádios parceiras do evento.
Foi precisamente durante as ações noturnas que a campanha obteve maior impacto. O desafio da pulseira “Sécur’été” era lançado a cada condutor: e todos os que tinham a pulseira eram submetidos no final da noite ao conhecido “balão”.
A nós cabia dissuadir da condução quando a taxa legal de alcoolemia era ultrapassada. Desafio largamente alcançado!
Em primeiro lugar, estávamos orgulhosos de constatar que muitos grupos de jovens tinham já à partida designado um
“Sam” e, como impõe a tradição, o “Sam” não bebe porque é o “Sam” que conduz. Noutros casos, em que a taxa de alcoolémia ultrapassava o limite legal, a pessoa aceitava voluntariamente dar a chave a um amigo sóbrio.
Por todas estas razões, esta campanha continuará de ano para ano, porque as ações a favor da nossa segurança a todos nunca são demais. E mais uma vez, as estradas conheceram novamente acidentes trágicos, o que só nos motiva a continuar sempre.
Um muito obrigado a todos os nossos parceiros, ao excelente padrinho desta edição – José Carlos Malato -, assim como a todos os voluntários. Esta campanha não teria sido possível sem o vosso apoio e compromisso.
0 Comentários