Durante a emissão do programa especial a Mais Oeste ofereceu dez bilhetes para a tourada da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que teve lugar no dia 25 de Agosto à noite na Praça de Touros das Caldas.
Para as entrevistas aos convidados a Mais Oeste montou o seu estúdio móvel junto ao Cocos Bar.
Jaime Montez da Silva, da rádio entrevistou Pedro Páscoa tesoureiro do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho que falou sobre a festa popular em honra da Nossa Senhora da Conceição, que teve lugar de 24 a 27 de Agosto no largo do arraial no centro da Foz do Arelho.
Jaime Montez da Silva também entrevistou José Manuel Netas secretário-geral do Montepio Rainha D. Leonor que falou da instituição de saúde que já tem 152 anos de trabalho e dinamismo. “Durante muitos anos o Montepio foi a principal unidade de saúde de referência aqui na região e hoje mantem o seu espaço com cerca de 10 mil associados”, disse, o elemento do Conselho de Administração do Montepio. Segundo este responsável, o Montepio não pode ter uma forma de estar idêntica àquela que teve no século passado. “Sendo uma associação mutualista tem como prioridade servir os seus associados, mas é uma instituição que está aberta à comunidade em geral e adaptou-se à realidade do país”, sublinhou.
Ao longo dos anos o Montepio Rainha Leonor inovou e foi pioneiro em implementar alguns equipamentos nesta região. Esse reconhecimento, segundo José Manuel Netas deve-se “ao conjunto de homens que estiveram ligados à gerência da Instituição, nomeadamente o Dr. Vieira Pereira que foi o primeiro diretor do RX que depois conseguiu trazer uma equipa liderada pelo Dr. Francisco Rita e Dr. Vinagre Dias, homens que na área do RX e da imagiologia, transformaram o Montepio na segunda unidade mais moderna do país, nos meados dos anos setenta”. O Montepio foi a terceira cidade portuguesa a ter uma unidade de TAC instalada”, acrescentou este responsável revelando que a Instituição continua com “essa boa imagem”.
Jaime Costa, diretor do JORNAL DAS CALDAS entrevistou o vice-presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira e o presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Horta.
Questionado sobre a animação desportiva na Foz do Arelho neste verão de 2012, o vereador sublinhou que “é uma praia com excelentes potencialidades para a prática desportiva”. “Tanto a lagoa como o mar da praia complementam o facto das Caldas da Rainha ser um concelho onde se pode praticar todos os desportos”, apontou o autarca, acrescentando que este ano decorreram os tradicionais torneios de voleibol e futebol de praia. Falou da Escola de Vela que também promove muitos atividades náuticas. Revelou ainda que em Outubro vai decorrer na lagoa a Taça de Portugal de Jet Ski organizado pela Federação Portuguesa de Jet Ski que vai certamente trazer muitos desportistas e espetadores à praia da Foz do Arelho.
Tinta Ferreira disse que foi estabelecido um protocolo com quatro secretarias de Estado que envolve várias praias do país e que pretende que a experiência piloto seja feita na Foz do Artelho. “Do ponto de vista desportivo envolve as federações que têm atividades relacionadas com a parte náutica e a iniciativa pretende que em 2013 um conjunto de provas e ações formativas sejam realizadas nesta praia. Este projeto tem uma pareceria com o Inatel”, explicou, o autarca, revelando que são estes eventos que fomentam o turismo na região.
Quanto à animação que tem decorrido este ano na Foz do Arelho, o presidente da Junta da localidade referiu que a sua ambição para a Foz do Arelho “faz com que queira mais” mas revela que tem “a noção que os meios são poucos”. “A Foz do Arelho tem muitas potencialidades e continuamos a não aproveitá-las”, lamentou, Fernando Horta, adiantado que enveredou-se há uns anos atrás por “eventos de grande dimensão que não são sustentáveis e tivemos que mudar o modelo. Podíamos ter apoiado mais os clubes locais que continuam a trabalhar para animar a localidade”.
Este ano o bom tempo trouxe muitos veraneantes à praia, mas a nível restauração local há segundo o presidente da Junta da Foz do Atelho “menos consumo. Há mais pessoas na praia mas a maioria traz a geleia”, revelou.
A questão dos trabalhos de dragagem na lagoa foi outra questão discutida, onde foi referido a necessidade que se avance rapidamente para a segunda fase.
A emissão especial do programa da rádio Maios Oeste “Na ponta da Língua” foi para o ar em direto da Foz do Arelho em parceria com o Jornal das Caldas e com o apoio do Cocos Bar e da Cabana do Pescador.
0 Comentários