Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
8° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
8° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
Editorial

Na arena do relvado

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Alemanha tem vindo, nos últimos tempos, a impor a sua forma de pensar e de estar na política europeia, ditando as regras do que os outros países hão-de fazer ou não hão-de fazer. Os telejornais mostram-nos diariamente uma Sr.ª Merkel empenhada em ditar regras e ter opiniões sobre os elos mais fracos da economia europeia. Esta atitude é, só por si, deveras preocupante. A última vez na História da humanidade que a Alemanha teve uma atitude semelhante em relação aos restantes países da Europa, houve um holocausto e uma Segunda Guerra Mundial.

A Grécia tem vivido momentos de grande instabilidade política e social que têm sido amplamente difundidos pela imprensa internacional. Estas últimas eleições foram amplamente comentadas pelo país “mais forte” da comunidade europeia. Como se esses comentários fosses dissuadir os gregos de votar mais à esquerda ou mais à direita, conforme as suas convicções. Que fraca lição de democracia!

Se a Grécia é um dos elos mais fraco aos olhos da Alemanha em termos de economia e finanças, não o é, com certeza, nos relvados. Se a Alemanha e a Grécia tiverem de se defrontar, o jogo será uma metáfora do sentimento dos dois países: um com a convicção de que a sua supremacia o vai deixar bem colocado e o outro com vontade de mostrar que é o berço da civilização e, só por isso, já merece respeito. Mas como a vida de um país não se decide na arena do relvado, vamos esperar para ver o que acontece ao euro e à comunidade europeia!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo