Desporto Escolar: O regresso do “problema”… O Ministério da Educação divulgou em finais de Dezembro um projecto de Despacho de organização do trabalho nos agrupamentos ou escolas não agrupadas onde, entre várias medidas, visa passar o Desporto Escolar da componente lectiva para a não lectiva. Esta medida, se for avante, terá vários impactos. Parece-me óbvio que ao ser retirado da componente lectiva o número de horários de Professores de Educação Física diminuirá por agrupamento de escola. Apesar de isso ser preocupante, não quero entrar por isso caminho sinuoso da política recente onde se tenta cortar despesas a tudo custo, muitas vezes sem medir as consequências futuras… O que me preocupa, mais uma vez, e que já abordei aqui há uns meses atrás, é que o Desporto Escolar em muitas comunidades, como a das Caldas da Rainha, tem sido um instrumento forte das diversas escolas para proporcionar actividade física e desportiva regular a diversos alunos. E, sabendo, antes da actual crise e com a actual crise, que tendo os Pais muitas dificuldades em proporcionar aos seus filhos uma actividade física e desportiva paga, tinham oportunidade, através da escola, em proporcionar isso mesmo. Não consigo conceber que as pessoas com grandes responsabilidades de liderança no nosso país ainda não tenham compreendido de uma vez por todas que a actividade desportiva regular é fundamental para a manutenção de uma vida saudável. E cabe ao estado em ter esta preocupação primária e em proporcionar isso a todos, com destaque nas crianças em idade escolar pois funcionará como uma educação para criação de hábitos saudáveis. Se o estado quer, no futuro, poupar dinheiro em Hospitais, medicamentos, materiais de saúde, etc., deve investir na promoção da saúde na sua população em termos gerais, e nas crianças, na escola, em termos particulares. Sairá muito mais barato e tornará a população presente e futura muito mais saudável e satisfeita. Isso não deve ser prioridade para o Estado? Pedro Sequeira
Opinião
10 de Fevereiro, 2011
Desporto Escolar: O regresso do “problema”… O Ministério da Educação divulgou em finais de Dezembro um projecto de Despacho de organização do trabalho nos agrupamentos ou escolas não agrupadas onde, entre várias medidas, visa passar o Desporto Escolar da componente lectiva para a não lectiva. Esta medida, se for avante, terá vários impactos. Parece-me óbvio […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Município caldense recebe Prémio “Viver em Igualdade”
O Município de Caldas da Rainha foi distinguido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como um dos melhores locais para se viver em igualdade.
Tenistas caldenses dominam em casa
O "Torneio Revelação", destinado aos escalões de Sub12 e Sub16, decorreu no passado fim de semana, nos courts de ténis do Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha.
Rastreio do cancro da mama no concelho
O rastreio do cancro da mama está a decorrer no concelho das Caldas da Rainha até 10 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
0 Comentários