Depois da freguesia do Pó, as Comemorações do Centenário da Implantação da República no concelho do Bombarral prosseguiram, na noite de 8 de Agosto, na Roliça. As actividades comemorativas desta importante efeméride da nossa história consistem na exibição das exposições “100 Memórias da República”, mostra fotográfica organizada pela Câmara Municipal, e “Trabalhos Escolares do Centenário”, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó. Na Roliça, as mostras vão estar patentes no edifício da Junta de Freguesia, podendo ser visitadas até ao dia 3 de Setembro, durante o horário de expediente desta autarquia. À semelhança do que sucedeu nas outras localidades por onde as comemorações já passaram, a abertura das exposições é acompanhada pela apresentação de algumas encenações alusivas a este período, sendo as mesmas levadas a cabo pelo Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” da Delgada. O cenário foi desta feita montado no adro da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, onde acorreu um número muito significativo de pessoas. Coube à Vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Joana Patuleia, a abertura da sessão, tendo aproveitado para dar as boas vindas a todos os presentes e explicar as iniciativas desenvolvidas pelo Município, no âmbito das comemorações do Centenário da República. Seguiu-se a intervenção de Manuel Patuleia, Comissário Municipal para as Comemorações, que fez um breve enquadramento histórico. Quanto à encenação, esta iniciou-se com a “Exortação do povo à revolução, pelo Presidente da Junta Paroquial do Bombarral”. Terminada a intervenção de Adriano da Silva Nunes, surge perante o público a figura da “alcoviteira”, perguntando a quem passa pela rua o que estaria a acontecer na residência, onde vira entrar vários republicanos. E o que estava a acontecer nessa residência era uma “Reunião Clandestina dos republicanos bombarralenses”. Depois da cúpula republicana ter decidido avançar com a revolução, para derrubar a Monarquia, os responsáveis republicanos do Bombarral decidem a elaboração de um plano para a defesa exterior dos revoltosos que, em Lisboa, iriam avançar com a rebelião. Viajando até aos dias de hoje, seguiu-se “A República, no testemunho dos avós”, um confronto amistoso de gerações, em que avós e netos abordam, em ambiente familiar e divertido, as envolvências que levaram à Proclamação da República em 1910. Depois da entrega de algumas lembranças, a presidente da Junta de Freguesia da Roliça, Norberta Santos, usou da palavra para agradecer a presença de todos, tendo terminado a sua intervenção com a leitura de um poema da autoria da jovem bombarralense Rute Correia. Depois da Freguesia da Roliça, as Comemorações do Centenário da Implantação República vão continuar nos dias 11 e 12 de Setembro, desta feita na aldeia dos Baraçais.
Roliça recebeu as Comemorações do Centenário da República
19 de Agosto, 2010
Depois da freguesia do Pó, as Comemorações do Centenário da Implantação da República no concelho do Bombarral prosseguiram, na noite de 8 de Agosto, na Roliça. As actividades comemorativas desta importante efeméride da nossa história consistem na exibição das exposições “100 Memórias da República”, mostra fotográfica organizada pela Câmara Municipal, e “Trabalhos Escolares do Centenário”, […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
João Gomes é o novo gestor das Termas das Caldas da Rainha
O enfermeiro João Gomes, que foi o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte durante dois anos, é o novo gestor das Termas das Caldas.
Delegação de competências para juntas de freguesia causa mal-estar na Assembleia Municipal
Era para ser uma reunião rápida e sem grandes debates, tendo em conta os pontos em discussão, mas a última Assembleia Municipal de 2024, a 17 de dezembro, tornou-se quase um campo de batalha verbal entre deputados e presidentes de junta.
Associação Peão Cavalgante/Arneirense participou em várias competições
A Associação Peão Cavalgante/Arneirense tem vindo a participar em várias competições com bons resultados.
0 Comentários