A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que compreende os concelhos da Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, tem em curso um projecto de intervenção comunitária denominado Projecto Pão.come que, através da redução do valor médio de sal tradicionalmente adicionado ao pão, pretende melhorar a saúde da população. Neste Agrupamento de Centros de Saúde já houve concelhos (Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça) onde se iniciou a sua implementação, tendo já obtido resultados bastante positivos, com uma redução significativa de sal adicionado àquele alimento. O objectivo imediato é alargar este projecto aos outros três concelhos da Região Oeste Norte, atingindo-se assim uma população de cerca de 200 mil habitantes. Este projecto só poderá ser concluído com sucesso se houver uma adesão, colaboração e empenho por parte das indústrias de panificação, das unidades integradas em estabelecimentos de bebidas, dos profissionais de saúde e da população em geral, de modo a maximizar a intervenção num dos factores de risco mais importantes nas doenças cárdio-vasculares – a hipertensão arterial, directamente associada ao elevado consumo de sal. Neste sentido, é pedido a todos os interessados que queiram integrar este projecto (indústrias de panificação e unidades integradas em estabelecimentos de bebidas), que deverão dirigir-se aos Centros de Saúde respectivos (Unidades Locais de Saúde Pública), para informações e forma de adesão.
Projecto Pão.Come é alargado para reduzir sal
30 de Setembro, 2009
A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que compreende os concelhos da Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, tem em curso um projecto de intervenção comunitária denominado Projecto Pão.come que, através da redução do valor médio de sal tradicionalmente adicionado ao pão, pretende melhorar a saúde […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
João Gomes é o novo gestor das Termas das Caldas da Rainha
O enfermeiro João Gomes, que foi o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte durante dois anos, é o novo gestor das Termas das Caldas.
Delegação de competências para juntas de freguesia causa mal-estar na Assembleia Municipal
Era para ser uma reunião rápida e sem grandes debates, tendo em conta os pontos em discussão, mas a última Assembleia Municipal de 2024, a 17 de dezembro, tornou-se quase um campo de batalha verbal entre deputados e presidentes de junta.
Associação Peão Cavalgante/Arneirense participou em várias competições
A Associação Peão Cavalgante/Arneirense tem vindo a participar em várias competições com bons resultados.
0 Comentários