A Assembleia é o órgão deliberativo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os seus elementos resultam das votações realizadas em cada uma das assembleias municipais dos 12 concelhos da região.
A sessão foi aberta por Rui Prudêncio, presidente da Assembleia Intermunicipal do Oeste no mandato anterior, e os trabalhos tiveram início com a tomada de posse dos membros da Assembleia Intermunicipal, seguindo-se a eleição da Mesa e do Secretariado Executivo Intermunicipal da OesteCIM.
Houve uma lista única candidata, que resultou de uma proposta de consenso que visou respeitar o peso das forças partidárias e garantir a representatividade geográfica e de paridade. A lista mereceu a aprovação de 40 dos 46 deputados presentes.
Jorge Santos, deputado municipal do movimento Unidos por Torres Vedras, foi eleito presidente, Cecília Ferreira (PS), deputada na Assembleia Municipal do Cadaval, assumiu o cargo de vice-presidente e Paulo Espírito Santo (PSD) foi eleito secretário.
No terceiro ponto da ordem de trabalhos, Paulo Simões foi reeleito secretário executivo da OesteCIM.
Após a tomada de posse, o novo presidente da Mesa proferiu um discurso focado na responsabilidade e na missão de elevar o prestígio da Assembleia.
Jorge Santos sublinhou o compromisso de tornar este mandato “profícuo”, afirmando que o objetivo central será “contribuir para o desenvolvimento dos concelhos” que integram a comunidade.
O responsável defende que o órgão deve atuar como um motor de coesão territorial, onde a identidade do Oeste se deve sobrepor aos interesses individuais de cada município.
O presidente da OesteCIM, Hermínio Rodrigues, também defendeu o mesmo, sublinhando a importância da continuidade do projeto intermunicipal.
O igualmente presidente da Câmara de Alcobaça destacou que a forma como decorreu a eleição da Mesa da Assembleia comprovou a coesão do Oeste, com os partidos e os eleitos a darem “uma resposta unida aos desafios da região”.
O autarca afirmou repetidamente o objetivo de consolidar e promover o Oeste como um “território de excelência”.
Hermínio Rodrigues alertou para a necessidade de agendar brevemente uma nova sessão para a aprovação do orçamento da OesteCIM.









