A eleição decorreu na passada sexta-feira, durante a Assembleia Geral Eleitoral, realizada nas novas instalações da associação, situadas na Rua da Jouriça, n.º 8 A. A sufrágio apresentou-se uma lista única, que recolheu o voto favorável dos 14 associados presentes. Para vice-presidente foi eleita a solicitadora Natércia Correia.
Este ato eleitoral realizou-se nos termos dos estatutos da OT, na sequência do falecimento do anterior presidente, José Viegas, em 14 de setembro de 2025, situação que determinou a vacatura do cargo.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ana Gonçalves sublinhou que a prioridade do novo mandato passa por garantir a continuidade do trabalho desenvolvido pela associação, “priorizando o apoio alimentar e todo o apoio às famílias que acompanhamos”, afirmou.
A nova presidente adiantou que esta fase será também de consolidação interna. “Temos muitos assuntos internos que precisam de ser melhorados e aperfeiçoados. Neste momento, o foco é consolidar a nossa atividade”, referiu.
O reforço da base associativa é outra das metas definidas pela nova direção. “Queremos trabalhar os sócios, aumentar o número e melhorar a comunicação com eles de uma forma mais contínua, porque os sócios são um património muito importante da OT”, explicou, acrescentando que está igualmente prevista a criação da figura do sócio-empresa.
A responsável destacou ainda a importância de reforçar o trabalho em rede. “Outro dos nossos objetivos é intervir mais junto dos parceiros, promover reuniões e melhorar as parcerias existentes”, disse, revelando também que está em curso o processo para o reconhecimento da OT como entidade de utilidade pública, “um grande objetivo da associação”.
Atualmente, a OT apoia cerca de 70 famílias, num total aproximado de 250 pessoas. Segundo Ana Gonçalves, o apoio alimentar continua a funcionar sem alterações. “Estamos abertos a receber alimentos e outras ajudas. Toda a rotina associada ao apoio alimentar está a decorrer normalmente, como sempre decorreu”, garantiu.
Relativamente ao 14.º aniversário da associação, que se assinala a 12 de março, a nova presidente adiantou que a data será assinalada, embora ainda esteja a ser definido o formato. “Iremos comemorar o aniversário, mas ainda está a ser pensado se será numa ótica mais interna ou mais pública”, concluiu.
Após o ato eleitoral, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária, durante a qual o associado da OT, Paulo Caiado, apresentou a proposta para que José Viegas fosse nomeado presidente honorário da associação, a título póstumo. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes.
Na mesma sessão, Paulo Caiado propôs ainda que a nova sede da OT passasse a ostentar o nome de José Viegas, como forma de prestar homenagem ao antigo presidente e fundador da associação. A proposta inclui a colocação de uma placa identificativa à entrada do edifício, permitindo a quem ali entre reconhecer a importância do seu percurso e o papel determinante que desempenhou na criação e desenvolvimento da instituição.
A direção irá agora analisar a forma mais adequada de concretizar esta homenagem, tendo sido igualmente equacionada a possibilidade de atribuir o nome de José Viegas a uma das salas da sede, como forma de perpetuar a sua memória e legado na OT.
Órgãos Sociais entre 2026 e 2028
Direção
Presidente – Ana Gonçalves; vice-presidente – Natércia Correia: Secretária – Alexandra António; Tesoureiro – Vítor Rebelo; Vogal – José Manuel Matias; Vogal – Gonçalo Tavares; Vogal – Isabel Capinha; Mesa da Assembleia Geral – Presidente – Nuno Magalhães, Vice-Presidente – Rui Vieira; Secretária – Ana Paula Vilares; Conselho Fiscal – Presidente – José Baptista; Vice-Presidente Rogério Francisco; Vogal – Adélia Conde.










