A imagem do Arcanjo São Rafael é propriedade dos Polícias Moteros Lagoa de Cospeito (Espanha) e desde o verão passado ficou à guarda do ex-polícia motard caldense Rogério Coelho.
Criada pelo escultor motard Rafael Nadales, de Ferrol, a imagem já esteve várias vezes em Portugal, incluindo nas Caldas da Rainha e no Santuário de Fátima.
Com 40 centímetros de altura, a peça é feita em madeira e foi criada como homenagem ao padroeiro dos motociclistas.
Rogério Coelho sublinhou a importância do momento, classificando-o como “um grande início de 2026”.
Segundo o responsável, a cerimónia foi muito importante, permitindo o reencontro entre companheiros que estiveram ligados ao início do movimento motard policial em Portugal.
Esta bênção teve como colaboradores os grupos motards caldenses São Rafael, Elite Motoclube das Caldas, Filcoffee e Lobos Lusitanos.
O encontro ficou marcado por um ambiente de forte camaradagem, convívio e partilha, reforçando os laços entre motociclistas e evidenciando os valores de união e solidariedade associados ao movimento motard.
A iniciativa teve também uma dimensão espiritual e simbólica, com a bênção do Arcanjo São Rafael a ser vivida como um desejo de proteção, segurança e boas viagens ao longo de 2026 para todos os participantes.









