A bolacha “Segredo do Convento”, inspirada nos doces conventuais e no tradicional pão de ló de Alfeizerão, foi feita com farinha de amêndoa e recheio de doce de ovos, conquistando o júri pela delicadeza e ligação às raízes da casa.
A vencedora recebeu um prémio de 500 euros e verá a sua criação comercializada como produto comemorativo do centenário.
O concurso decorreu no dia 15 de dezembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e desafiou todos os alunos a explorarem criatividade, inovação e espírito empreendedor
A tradição atribui a origem do pão de ló de Alfeizerão ao Mosteiro de Santa Maria de Cós, fundado no século XII por D. Fernando, abade de Alcobaça e Cós.
Durante o início do século XIX, algumas freiras terão buscado refúgio em Alfeizerão, transmitindo a receita a senhoras da região.
Para além de Mariana Ferreira, participaram no concurso ainda Carina Silva com a bolacha “Centenária de Alfeizerão”, Beatriz Valverde com “Fantasmas de Amêndoa, Laranja e Canela”, Carolina Valadas com “Cookie Mesclada”, Maria Gomes, com “Biscoitos de Chá”, Duarte Gonçalves com “Bolacha de Alfeizerão”, Nicolau Beja com “Beijinho de Limão”, Tiago Silva com “Cookies de Chocolate” e Afonso Gomes com “Bolachas de Maçã e Canela”.
O júri contou com Helena Franco, por Helena Franco, proprietária da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, os chefs Ricardo Ferreira e Luís Tarenta, e ainda Célia Antunes e Daniel Pinto.
O concurso pretendeu celebrar um século de história da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, reforçando a ligação entre tradição, inovação e os novos talentos da gastronomia regional.









