Esta iniciativa integra a campanha de Natal da escola, através da qual professores e alunos distribuem bolo-rei por diversas instituições da cidade e da região, como forma de reforçar laços, agradecer parcerias e valorizar a responsabilidade social. No total, foram produzidos 350 bolos-reis.
Desses, 40 foram entregues a instituições da região, acompanhados de votos de boas festas, outros 40 destinaram-se à equipa interna da escola e os restantes seguiram para Évora, onde decorreram as celebrações de Natal do Turismo de Portugal, nas quais a EHTO assegurou a oferta desta iguaria tradicional a toda a estrutura da entidade.
Durante a visita à redação do JORNAL DAS CALDAS, o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, acompanhado pela assessora de inovação, Célia Antunes deixou uma mensagem de “profundo reconhecimento por todo o trabalho que têm feito na divulgação da formação destes alunos que decidiram enveredar pelo setor do turismo, um setor fundamental para a economia do país”. Aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a importância da preservação das tradições gastronómicas portuguesas e dar a conhecer os projetos e atividades desenvolvidos pela escola. “Para além da formação intensiva, a escola tem a preocupação de incutir nos jovens as tradições da região e do país, nomeadamente à mesa”, referiu, explicando que existem disciplinas e módulos específicos dedicados à pastelaria festiva, onde o bolo-rei assume um papel central.
O bolo-rei oferecido foi produzido pelos alunos dos cursos de Cozinha e Pastelaria, sob a coordenação dos chefes Luís Tarenta, Bruno Marques e Paulo Domingos, num trabalho de equipa que envolveu professores e estudantes. Trata-se de um bolo-rei descrito como “original, único e feito de uma forma diferente”, cuja receita é da autoria de Inácio Berlinda, conhecido como “o Melhor Bolo-Rei do Mundo”, tendo como ingrediente secreto a cerveja preta.
Em Évora, foram entregues cerca de 240 os colaboradores do Turismo de Portugal incluindo os diretores, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Segundo Daniel Pinto, esta iniciativa “reflete uma missão que vai além da solidariedade, assumindo-se como um compromisso de responsabilidade social e de envolvimento ativo com a comunidade e as instituições parceiras”.










