O diretor do agrupamento, José Santos, começou o seu discurso agradecendo a todos os que foram importantes na vida dos alunos que agora terminaram o seu percurso naquele estabelecimento escolar: “Aos professores que são o coração da escola, que ensinam, exigem, inspiram e que acreditam antes de todos os outros”, mas também os funcionários que “aconchegam e que garantem que tudo acontece, muitas vezes de forma discreta”.
O agradecimento estendeu-se também às famílias “que estiveram sempre presentes, nas noites longas, nas decisões importantes” e ainda ao Município “que é um dos nossos parceiros estratégicos”.
Para os alunos, José Santos agradeceu por terem deixado “entrar nas vossas vidas e guiar o vosso caminho”.
Os diplomas entregues pretenderam reconhecer o esforço e a persistência, para além do percurso humano e académico.
“Estes diplomas são mais do que notas e avaliações. Representam histórias. Cada um de vós tem a sua. É isso que dá sentido ao que fazemos todos os dias no nosso agrupamento”, referiu o diretor.
José Santos incentivou os ex-alunos do agrupamento, a maioria dos quais a frequentar o ensino superior, a persistirem nos seus sonhos. “Agora na universidade vão conhecer um mundo novo. Mais exigente, mais livre e pleno de novas possibilidades”, salientou.
Por último, deixou três “ideias para a vida”: nunca deixarem de aprender, não terem medo de falhar e fazerem sempre o bem. “Façam o que é certo. Hoje em dia, mais do que nunca, o mundo precisa de pessoas que se guiem por valores e que saibam que a ética continua a ser importante”, concluiu.
Na cerimónia foi também sublinhada a riqueza multicultural do agrupamento, que integra alunos de 37 nacionalidades. Atualmente, 205 alunos frequentam o ensino secundário na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos.
Durante a gala, apresentada pelo professor José Manuel Nascimento, o Rotary Club de Óbidos entregou os prémios de mérito escolar aos alunos que se distinguiram no passado ano letivo.









