Inspirado no mito curdo de Shahmaran, guardiã da sabedoria e da cura, este espetáculo é uma criação coletiva que une a realidade de territórios distintos para refletir sobre que premissas ditam a ação dos homens e de que forma as mesmas potenciam e (re)significam o conceito de liberdade.
O arranque das atividades deu-se com o lançamento da questão “A tua liberdade é diferente da minha?” dirigida ao público em geral e a realização de conferências com a participação online de mulheres curdas de Diyarbakir (Turquia) para os alunos do ensino secundário dos concelhos de Óbidos e Évora. As equipas tiveram oportunidade de escutar a voz do público, bem como dialogar com mais de 120 estudantes, num exercício de partilha e reflexão sobre o conceito de liberdade na sociedade contemporânea.
O processo de criação teve início na Escola de Artes da Universidade de Évora, onde decorreu a primeira residência artística. Atualmente, a equipa encontra-se no Convento de São Miguel das Gaeiras, dando continuidade ao trabalho de pesquisa e criação deste espetáculo.
O público é convidado a acompanhar o processo criativo através das redes sociais das duas companhias, onde serão partilhadas atualizações e conteúdos exclusivos.









